A campanha é para crianças de seis meses a menores de quatro anos  - Divulgação/PMNI
A campanha é para crianças de seis meses a menores de quatro anos Divulgação/PMNI
Por O Dia
Nova Iguaçu - A Prefeitura de Nova Iguaçu deu início, nesta segunda-feira (7), à campanha de reforço na vacinação contra o sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. E a dona de casa, Creuza Moura Barbosa da Rocha, de 57 anos, não perdeu tempo e garantiu a imunização da neta Helena Pequeno Barbosa, de 11 meses. Logo no primeiro dia, ela procurou o Centro de Saúde Dr. Vasco Barcelos, no Centro, onde vacinou a bebê.

“Apesar do chorinho doer o coração da gente, vacinar é prevenir contra doenças. Tive três filhos, que agora são adultos, e sempre me preocupei em manter atualizada a caderneta de vacinação. Agora estou tendo a oportunidade de fazer a mesma coisa pela minha neta”, afirma.

Em Nova Iguaçu, 51 postos de saúde estão com salas de vacinação funcionando, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na primeira etapa, de 7 a 25 de outubro, a meta é vacinar todas as crianças não vacinadas, de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), com o Dia D Vacinação em 19/09, quando os postos funcionarão excepcionalmente no sábado.
Já na segunda etapa, que acontece de 18 a 30 de novembro, para adultos na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, com dia D, em 30 de novembro. O estado do Rio de Janeiro registrou 57 casos de sarampo confirmados em 2019.

“O sarampo é uma doença viral, infecciosa e de transmissão fácil. Por isso, a importância em intensificar a vacinação. Além de aderir à campanha nacional, Nova Iguaçu capacitou os profissionais de saúde para identificar os sintomas com diagnóstico mais rápido e preciso”, garante o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto.

A transmissão do Sarampo se dá por meio de secreções ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre, acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse, coriza, conjuntivites e manchas vermelhas pelo corpo.

“O sarampo era uma doença que estava erradicada e agora surgiram esses novos casos no Estado do Rio de Janeiro. A intensificação com essa campanha é para justamente criar um bloqueio para que não surjam novos casos”, esclarece Nielsen Carlos Estevão Machado, coordenador do Programa de Imunização de Nova Iguaçu.

A lista completa dos postos que estão vacinando contra sarampo está no site www.novaiguacu.rj.gov.br.
Publicidade