Conferência municipal vai debater turismo em Nova Iguaçu

Cerca de 65% do território do município é composto por mata atlântica

Por O Dia

Professores levam alunos da rede pública municipal para visitar o Parque do Vulcão
Professores levam alunos da rede pública municipal para visitar o Parque do Vulcão -
Nova Iguaçu - Município com 520 quilômetros quadrados, Nova Iguaçu tem cerca de 65% de seu território composto por áreas verdes de proteção ambiental cobertas por mata atlântica, o que faz da cidade-mãe da Baixada Fluminense uma região com grande potencial para o desenvolvimento do turismo ecológico.Este é um dos temas da I Conferência Municipal de Turismo de Nova Iguaçu, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, na Casa de Cultura, no Centro.

O aumento do número de visitantes ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu – Parque do Vulcão, por exemplo, comprova a vocação turística do município. Em 2016, cerca de 7.600 pessoas frequentaram a unidade de conservação ambiental. Já em 2018, foram 27.226. A expectativa é que ainda mais visitantes passem pelo parque este ano.

“Tivemos um crescimento de 258% do número de pessoas que frequentam o parque em apenas dois anos. Isto é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de incentivar o turismo na região. Aumentamos o efetivo da Guarda Ambiental Municipal de nove para mais de 30 agentes, promovemos atividades no parque como o projeto Música na Natureza e levamos crianças da rede municipal de ensino para conhecer a unidade”, recorda o prefeito Rogerio Lisboa.

Mas não só de atividades ecológicas vive o turismo de Nova Iguaçu. A conferência também irá debater outras vertentes como o turismo cultural, histórico, gastronômico, esportivo e de negócios.

“Nosso objetivo é discutir o cenário atual da atividade turística no município, as perspectivas para os próximos anos, estratégias de curto, médio e longo prazo e apresentar contribuições para o próximo ciclo das políticas públicas de turismo em Nova Iguaçu”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), Fernando Cid.

A I Conferência Municipal de Turismo de Nova Iguaçu será aberta nesta terça, às 19h . Na quarta, as atividades começam a partir das 8h e vão até as 17h com a eleição dos membros do Conselho Municipal de Turismo.

Confira a programação completa:

Dia 22 outubro

17h30 – Início do credenciamento dos delegados
19h – Abertura – ato político
21h – Coquetel

Dia 23 outubro

8h –     Café da manhã e credenciamento
9h –     Apresentação das ações e propostas da Semadetur – secretário Fernando Cid.
9h15 – Desafios de uma política municipal de turismo – profa. Isabela Fogaça
9h30 – Turismo e as oportunidades de negócio - Aplicativo Trilhas de Nova Iguaçu – prof. Newton Norat.
9h45 – Turismo histórico – secretário Marcus Monteiro
10h –   Debates - mediador Flávio Medici
11h –   Formação dos grupos de trabalho
12h –   Almoço
13h –   Grupos de trabalho
14h30 –Plenária de apresentação dos grupos de trabalho
16h –    Eleição dos membros do conselho municipal de turismo – sociedade civil
17h –    Encerramento
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Professores levam alunos da rede pública municipal para visitar o Parque do Vulcão Alziro Xavier/ Divulgação PMNI
A Secretaria Municipal de Turismo promove atividades no Parque Municipal nos finais de semana Alziro Xavier/ Divulgação PMNI

Comentários