As palestras fazem parte da programação do Outubro Rosa - Raphael Bittencourt/ Divulgação PMNI
As palestras fazem parte da programação do Outubro RosaRaphael Bittencourt/ Divulgação PMNI
Por O Dia
Nova Iguaçu - Cerca de 100 servidores públicos das Unidades Básicas de Saúde de Nova Iguaçu e agentes comunitários de saúde participaram, nesta quarta-feira, de palestras com temas voltados para o câncer de mama. As atividades, realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), foram promovidas pela Escola de Governo, que tem como objetivo qualificar o funcionalismo municipal e aprimorar o atendimento ao cidadão. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa.

Este ano a campanha reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. “O câncer de mama é o segundo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os tipos de câncer que afetam o sexo feminino. Por este motivo é tão importante falarmos sobre este tema. Palestras como estas, se bem assimiladas pelos participantes, podem ajudar a salvar muitas vidas”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa.

As palestras foram ministradas pela mastologista e cirurgiã geral doutora Maria Liz Bareiro, que falou sobre a detecção precoce do câncer de mama, a enfermeira Rosiléa Duarte, que abordou o tema absenteísmo na rede municipal de Saúde (mulheres que agendam exames de mana e não comparecem para a realização dos mesmos), e com Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente enfermeira Alicia dos Santos, que explicou sobre a importância do fortalecimento de vínculos entre as usuárias, as unidades de saúde e os profissionais da área.

O secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto, lembra que, no Brasil, são estimados quase 60 mil casos novos de câncer de mama em 2019, o que representa 56 mulheres afetadas pela doença a cada 100 mil. “É fundamental que o câncer de mama seja detectado o quanto antes. Desta forma é possível trata-lo ainda no início, o que aumenta consideravelmente as chances de cura da paciente”, aponta.

Município cumpre lei dos 60 dias

Nova Iguaçu é uma das poucas cidades do Estado do Rio que cumpre a lei dos 60 dias. A lei garante o início do tratamento da mulher pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do diagnóstico, em até 60 dias. Para facilitar o acesso, o exame de mama pode ser agendado em qualquer posto de saúde do município e já é marcado em até 15 dias.

Apesar da importância do diagnóstico precoce, o número de mulheres que não comparecem aos exames agendados tem crescido. Este ano, dos cerca de 10 mil exames agendados, aproximadamente 11% dos pacientes não foram fazer a mamografia.