Os atores Deo Garcez e Nívea Helen interpretam vários momentos da vida de Luiz Gama   - Maurício Code/Divulgação
Os atores Deo Garcez e Nívea Helen interpretam vários momentos da vida de Luiz Gama Maurício Code/Divulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu - Como parte das comemorações do mês da Consciência Negra, a peça ‘Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade’ será encenada, neste domingo, dia 24, às 18h, na Paróquia Santa Rita de Cassia, em Cruzeiro do Sul, Nova Iguaçu. O endereço é Rua Professor Eduardo Vianna, 551, sendo opcional a doação de uma lata de leite em pó como ingresso.

Tendo à frente os atores Deo Garcez e Nivea Helen, o espetáculo é uma biografia dramatizada de Luiz Gama, ex-escravo, jornalista, poeta, primeira voz negra da literatura brasileira, advogado abolicionista que libertou mais de quinhentas pessoas escravizadas. A direção é de Ricardo Torres.

Em 2015, após 133 anos de sua morte, Luiz Gama recebeu da OAB o diploma de advogado, e no ano de 2018, foi nomeado por leis federais como o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil e inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

O espetáculo convida o público a repensar nossa historiografia oficial, trazendo uma importante reflexão sobre a necessidade de luta diária pela igualdade de direitos, pela liberdade e justiça para todos, além de refletir sobre nossos preconceitos contemporâneos.

As temáticas abordadas no espetáculo vão ao encontro das premissas do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, conforme a Lei 10639/3.