A bela roda de samba foi formada na Praça Vitória, no bairro da Luz - Divulgação/PMNI
A bela roda de samba foi formada na Praça Vitória, no bairro da LuzDivulgação/PMNI
Por O Dia
Nova Iguaçu - Um sábado em família para curtir samba de qualidade e pertinho de casa. Assim foi o 1º Encontro de Rodas de Samba da cidade, no último sábado, dia 7, na Praça Vitória, bairro da Luz. Cerca de 2 mil pessoas se reuniram no local para assistir as apresentações de seis grupos e de cantores convidados.

Do alto de seus 80 anos, Maria José Viana Santos, mais conhecida como Anita, mostrou que tem muita ginga e samba no pé e aproveitou a tarde com os bambas do samba iguaçuano. “Viver é muito bom e a gente não pode perder a alegria nunca. Como já diz a letra da música: ‘quem não gosta de samba ou é ruim da cabeça ou doente do pé’, brincou dona Anita.

Durante o evento, alguns sambistas que marcaram a história do samba na Baixada Fluminense, como Dedé da Portela, Durval Mello e Crispim Lourenço, por exemplo, receberam homenagens póstumas. O encontro foi organizado pela Prefeitura e deve entrar para o calendário cultural da cidade.

“Estamos criando um roteiro de eventos culturais para trazer mais opção de lazer para as famílias, não só de Nova Iguaçu, como de toda Baixada Fluminense. Esperamos que essa seja a primeira de muitas outras rodas de samba na cidade”, disse o secretário de Cultura, Marcus Monteiro.

Filho de Dedé da Portela, Lauredson Fagundes se emocionou com a homenagem ao pai. “Meu pai foi um grande sambista e ver esse reconhecimento, mesmo depois dele já ter partido, é uma honra e um orgulho para família”.