Arquiteto Vicente Loureiro lança livro de crônicas ‘Prosa Urbana’

O evento será no Centro Social São Vicente e terá bate-papo com jornalista Marlon Brum

Por O Dia

O urbanista Vicente Loureiro escreveu sobre o que observou no dia a dia das cidades
O urbanista Vicente Loureiro escreveu sobre o que observou no dia a dia das cidades -
Nova Iguaçu - ‘Prosa Urbana’ é o nome do livro que o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro lança no dia 15 de janeiro, às 19h, no Centro Social São Vicente, o Patronato de Nova Iguaçu. Loureiro selecionou os melhores artigos publicados ao longo de sete anos em um jornal diário carioca para criar a obra. O endereço do Centro Social é  Rua Governador Portela, 383, no Centro.

A capa do livro é artista plástico e cenógrafo iguaçuano Raimundo Rodriguez e, no dia do lançamento, Loureiro e o jornalista Marlon Brum vão bater um papo sobre os temas abordados na publicação. No Rio, o lançamento será no dia 28 de janeiro, às 19h, na Livraria Travessa, em Botafogo.

Ele registrou em crônicas o que viu nas viagens de Nova Iguaçu ao Centro do Rio, nos últimos sete anos. O resultado dessa observação sensível e privilegiada está na publicação, que reúne 125 textos, reflexos de sua sensibilidade, olhar e experiência de arquiteto, urbanista e gestor público.


Numa linguagem dirigida ao grande público, acessível, de fácil assimilação e compreensão, o livro traz uma série de crônicas curtas e informativas mas profundamente questionadoras de temas que vão desde o conceito básico de cidade, passando pela governabilidade da metrópole, até os caminhos do futuro e os direitos do pedestre e de cada cidadão a espaços públicos qualificados e qualidade de vida urbana.

Para Jaime Lerner, que assina o prefácio do livro, “Não falta ao Vicente o bom humor nos detalhes, fruto do olhar cuidadoso de um profissional da lida, do dia a dia, das soluções".

Doutorando em urbanismo pela Universidade de Lisboa, Vicente Loureiro exerceu cargos na administração pública por mais de 36 anos, como secretário e subsecretário de estado do Rio de Janeiro.

Além disso, foi secretário municipal de Nova Iguaçu, Volta Redonda, Petrópolis, Barra Mansa e Paracambi, sempre em pastas vinculadas ao urbanismo, desenvolvimento local ou regional.




Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários