Segundo dia de vacinação tem 23.500 doses de vacina para a população idosa

O atendimento é feito nos postos de vacinação e nos postos drive thru no Detran e no Shopping Nova Iguaçu

Por O Dia

Profissionais de saúde vacinaram os idosos dentro do carro no estacionamento do Shopping Nova Iguaçu
Profissionais de saúde vacinaram os idosos dentro do carro no estacionamento do Shopping Nova Iguaçu -
Nova Iguaçu - Nesta terça-feira, a Prefeitura de Nova Iguaçu tem à disposição 23.500 doses da vacina contra a gripe Influenza recebidas da Secretaria Estadual de Saúde. Na segunda-feira, primeiro dia de vacinação, os postos de imunização tiveram uma grande procura pela população. Todas as 29 mil doses da vacina obtidas do Estado foram aplicadas. Os postos de atendimento funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. É importante ressaltar que essa vacina contra a gripe não previne o coronavírus.


Além das salas de vacinação disponíveis no município, foram montados, em parceria, dois postos no sistema “drive thru” - no Detran no bairro Botafogo (Estrada de Adrianópolis s/nº) e no Shopping de Nova Iguaçu (Avenida Abílio Augusto Távora 1.111) - para que os idosos fossem vacinados dentro do carro. O atendimento especial tem como objetivo evitar aglomerações de pessoas e, assim, tentar driblar a proliferação do coronavírus Covid-19. Os “drive thrus”, que serão utilizados somente esta semana, teve uma grande procura do público.

O secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto, considerou positivo o envolvimento da população no primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza.

“A procura pela vacinação mostrou que as pessoas estão engajadas neste momento de prevenção. Elas estão sabendo da importância de estarem protegidas da Influenza”, afirma o secretário. “É importante destacar que não é preciso correr para se vacinar, pois o calendário de imunização vai até o dia 23 de maio. É importante destacar que essa vacina não previne o coronavírus Covid-19”.

No “drive thru” do Shopping Nova Iguaçu, o atendimento foi aprovado.

"Achei uma iniciativa bacana esse método de vacinação. É uma boa alternativa para vacinar os idosos com segurança nesses tempos de coronavírus. Assim a gente não fica preocupada com filas", disse Jussara das Neves, de 60 anos, professora, que ainda levou os pais Jorge Dias, de 88 anos, e Mecilha das Neves, de 85 anos.

Marizete de Souza, de 62 anos, foi outra senhora que gostou muito do novo esquema de vacinação. “Isso está excelente. Estamos numa vigilância muito grande. Está sendo bom para o povo iguaçuano, agradeço a todos os envolvidos nesta causa para nos ajudar”, comentou ela.

Como a prioridade neste momento são os idosos, a Prefeitura de Nova Iguaçu montou um calendário de atendimento aos idosos para evitar aglomeração e corrida aos postos:

- Idosos com 80 anos ou mais: vacinação entre os dias 23 de março e 3 de abril.

- Idoso entre 70 e 79 anos: vacinação entre os dias 23 e 27 de março.

- Idosos com idade entre 60 e 69 anos: vacinação entre os dias 30 de março e 3 de abril.

Após os idosos, serão imunizados, até 8 de maio, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A partir de 9 de maio, o atendimento será feito prioritariamente às crianças de 6 meses a menores de 6 anos, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e funcionários do sistema prisional. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 23 de maio.


--

Comentários