População em situação de rua de Nova Iguaçu será atendida na Vila Olímpica

A medida visa combater a propagação do coronavírus

Por O Dia

População em situação de rua será atendida na Vila Olímpica
População em situação de rua será atendida na Vila Olímpica -
Nova Iguaçu – A partir desta terça-feira, dia 24, o atendimento à população em situação de rua será na Vila Olímpica da cidade. A Secretaria de Assistência Social (SEMAS) transferiu, extraordinariamente, o serviço do Centro de Referência Especial para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), na Rua República Árabe da Síria, para o local. Diariamente, cerca de 200 pessoas são atendidas no Centro Pop.

O ato visa o combate à propagação do coronavírus (Covid-19). A superintendente de Proteção Social Especial, Samantha Nazareth, explicou a decisão. “Todas essas medidas e esforços estão sendo realizados numa tentativa de retardar a propagação do vírus, sem deixar de atender a população em situação de rua”.

A Superintendência de Proteção Social Especial, órgão ligado à SEMAS, ainda suspendeu encontros, atividades grupais e reuniões para evitar aglomerações. Além disso, foi intensificado os cuidados com a higienização dos equipamentos, principalmente em áreas comuns, mesas, maçanetas, portas, banheiros, entre outros.

Outra medida tomada foi a adequação do horário de funcionamento do espaço, que agora será das 8h30 às 10h30 e das 14h às 15h30. Antes, o local funcionava de 8h às 17h. Com isso, será mantido o café da manhã e da tarde, além do almoço, que continua sendo servido na Casa da Solidariedade, que fica próximo à Vila Olímpica.

Funcionários pertencentes ao grupo de risco, como idosos e gestantes, foram dispensados do serviço como medida de prevenção.

Para evitar aglomeração no atendimento na sede e nas dez unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a  Secretaria de Assistência Social criou o Plantão Social. Pelos telefones (21) 2667-5796 e 2668-4517 será possível agendar os principais serviços prestados pela SEMAS.

No primeiro dia de funcionamento, na segunda-feira, dia 23, foram registrados 15 atendimentos, como agendamentos e dúvidas sobre cadastro único e cadastro no Sistema Nacional de Empregos.

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