Ônibus com câmeras vai auxiliar no monitoramento do Centro  - Divulgação
Ônibus com câmeras vai auxiliar no monitoramento do Centro Divulgação
Por O Dia

Nova Iguaçu iniciou ontem o programa "Iguaçu Mais Seguro" e a primeira fase teve início com a utilização de um ônibus de monitoramento, para auxiliar no patrulhamento ostensivo no Centro da cidade. O veículo ficará estacionado na Praça Rui Barbosa e, com sete câmeras e três estações de trabalho, funcionará todo dia, das 8h30 às 20h.

O monitoramento será feito por dois agentes de Ordem Pública, policiais do programa "Segurança Presente" e do 20° BPM (Mesquita). Há o projeto de ampliar para 24 horas por dia.

Neste primeiro momento, o ônibus também vai ajudar a garantir o cumprimento dos protocolos de combate à covid-19, ao ficar integrado ao Centro de Operações de Nova Iguaçu (CONIG). Depois, as 52 câmeras utilizadas pela Secretaria de Transporte para o controle de trânsito da cidade também irão auxiliar nas ações de segurança pública.

A entrega do ônibus foi a primeira fase do programa "Iguaçu Mais Seguro". A segunda será o lançamento do aplicativo Semseg Digital, para desburocratizar os serviços oferecidos pela secretaria de segurança. A última prevê a criação de um "cinturão eletrônico", utilizando câmeras de segurança da iniciativa privada como auxílio.

"Esse programa vai ajudar a inibir pequenos delitos, principalmente nos dias em que as pessoas fazem retiradas do auxílio emergencial nos bancos", afirma o secretário de Segurança Pública, Igor Porto.

Você pode gostar
Comentários