Rio de Janeiro 20/04/2020 - Covid-19 - Obras hospitais de campanha do Governo do Estado em Nova Iguacu. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia - Luciano Belford/Agência O Dia
Rio de Janeiro 20/04/2020 - Covid-19 - Obras hospitais de campanha do Governo do Estado em Nova Iguacu. Foto: Luciano Belford/Agencia O DiaLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia
A Prefeitura de Nova Iguaçu espera que o hospital de campanha e o hospital modular, para o combate à covid-19, que estão sendo construídos, passem a funcionar a partir desta sexta-feira, dia 29. O hospital de campanha terá 200 leitos para atender os pacientes com covid-19, sendo 40 em UTI. Já o hospital modular terá 300 leitos (120 em UTI).
- A rede municipal de Saúde de Nova Iguaçu sempre esteve sobrecarregada, pois atende não somente a população do município, mas de toda a região da Baixada Fluminense. Agora, com a pandemia da covid-19, a situação está muito crítica. Temos um terço do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) praticamente reservado para a covid, o que dificulta nos atendimentos a outras enfermidades, como agravos clínicos de baixa, média e alta complexidade, traumas e etc. Diante da grande procura por atendimento à Covid-19, instalamos contêineres na área externa do HGNI para poder receber mais pacientes. Existe a possibilidade de transformar o antigo banco de sangue em mais uma área para esse atendimento. Estamos na expectativa da abertura dos hospitais de campanha e modular, que deve acontecer nesta sexta-feira. A abertura de novos leitos vai desafogar a nossa rede e ajudar no tratamento contra a covid-19 na região - afirmou o prefeito Rogerio Lisboa.
Publicidade
O HGNI tem atualmente 75 leitos para o tratamento de vítimas da covid-19. 
Segundo a construtora Quick House, a primeira etapa da construção do hospital modular em Nova Iguaçu, o maior da América do Sul, foi terminada no dia 15, podendo  comportar os 100 primeiros leitos (equipamentos e equipes médicas são de responsabilidade da secretaria estadual de Saúde). O prédio fica no antigo Aeroclube de Nova Iguaçu. O hospital modular ficará como legado para a cidade.