Light inaugura ecoponto nas comunidades dos Cabritos e Tabajaras

Moradores cadastrados poderão trocar material reciclável por descontos na conta de energia a partir desta segunda-feira

Por adriano.araujo , adriano.araujo

Rio - A Light inaugura na próxima segunda-feira um ecoponto nas comunidades dos Cabritos e Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul. Com a iniciativa, que faz parte do Projeto Light Recicla, moradores da região e clientes da Light cadastrados poderão trocar material reciclável, como metal, plástico, papel, vidro e óleo vegetal, por descontos na conta de energia elétrica de sua residência, ou mesmo doar o lixo para ser revertido em crédito para 27 instituições cadastradas.

Desde agosto de 2011, quando foi implantado, o projeto já montou oito ecopontos, que receberam mais de 1.380 toneladas de material reciclável, além de 5.660 litros de óleo. Segundo a gerente de Atendimento às Comunidades da Light, Fernanda Mayrink, o Light Recicla, que já beneficia moradores de comunidades como Santa Marta, Chapéu Mangueira, Babilônia e Rocinha, entre outras, é uma iniciativa socioambiental.

“É uma proposta com metodologia para atuar com outras ações da sociedade civil e iniciativa privada para promover uma real transformação no desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, unindo cidadania, geração de renda, inclusão social e preservação ambiental”, destaca.

Para participar, o cliente da Light na comunidade deve se dirigir ao ecoponto para fazer seu cadastro, apresentando a conta de energia e então passará a ter direito ao cartão do cliente. Com ele, toda vez que levar material reciclável, ganha o correspondente ao peso, em desconto, que será repassado para a conta de energia.

No ano passado, a iniciativa ganhou reconhecimento com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, na categoria “Ações e Cases de Natureza Socioambiental”, por colaborar para o desenvolvimento sustentável. Em 2013, o projeto terá continuidade no Pavão, Pavãozinho, Cantagalo e Vidigal.

O evento que marcará a inauguração do ecoponto das comunidades Cabritos e Tabajaras será realizado às 10h, na quadra da Escola de Samba Unidos da Villa Rica e contará com as presenças do secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Vieira Muniz, do presidente da Light, Paulo Pinto, e de diretores da companhia, além de representantes das empresas madrinhas Supergasbrás e Hortifruti e líderes das comunidades. Após o evento será realizada visita ao ecoponto, que ficará na Rua Euclydes da Rocha em frente ao nº 49 (Lar D. Pedro V).

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia