Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - A Light inaugura na próxima segunda-feira um ecoponto nas comunidades dos Cabritos e Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul. Com a iniciativa, que faz parte do Projeto Light Recicla, moradores da região e clientes da Light cadastrados poderão trocar material reciclável, como metal, plástico, papel, vidro e óleo vegetal, por descontos na conta de energia elétrica de sua residência, ou mesmo doar o lixo para ser revertido em crédito para 27 instituições cadastradas.
Desde agosto de 2011, quando foi implantado, o projeto já montou oito ecopontos, que receberam mais de 1.380 toneladas de material reciclável, além de 5.660 litros de óleo. Segundo a gerente de Atendimento às Comunidades da Light, Fernanda Mayrink, o Light Recicla, que já beneficia moradores de comunidades como Santa Marta, Chapéu Mangueira, Babilônia e Rocinha, entre outras, é uma iniciativa socioambiental.
Publicidade
“É uma proposta com metodologia para atuar com outras ações da sociedade civil e iniciativa privada para promover uma real transformação no desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, unindo cidadania, geração de renda, inclusão social e preservação ambiental”, destaca.
Para participar, o cliente da Light na comunidade deve se dirigir ao ecoponto para fazer seu cadastro, apresentando a conta de energia e então passará a ter direito ao cartão do cliente. Com ele, toda vez que levar material reciclável, ganha o correspondente ao peso, em desconto, que será repassado para a conta de energia.
Publicidade
No ano passado, a iniciativa ganhou reconhecimento com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, na categoria “Ações e Cases de Natureza Socioambiental”, por colaborar para o desenvolvimento sustentável. Em 2013, o projeto terá continuidade no Pavão, Pavãozinho, Cantagalo e Vidigal.
O evento que marcará a inauguração do ecoponto das comunidades Cabritos e Tabajaras será realizado às 10h, na quadra da Escola de Samba Unidos da Villa Rica e contará com as presenças do secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Vieira Muniz, do presidente da Light, Paulo Pinto, e de diretores da companhia, além de representantes das empresas madrinhas Supergasbrás e Hortifruti e líderes das comunidades. Após o evento será realizada visita ao ecoponto, que ficará na Rua Euclydes da Rocha em frente ao nº 49 (Lar D. Pedro V).