Por bianca.lobianco

Rio - Doze horas após o término da manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, responsável por atender nove milhões de pessoas na capital fluminense e Baixada, realizada entre as 5h desta quinta-feira e as 21h do mesmo dia, 90% dos clientes da Cedae já tiveram o fornecimento de água restabelecido, segundo afirmou a companhia.

De acordo com a Cedae, os 10% de clientes que continuam sem água são pulverizados e representam endereços que ficam em áreas isoladas e regiões mais altas. Ainda segundo a companhia, não existe um bairro ou município inteiro desabastecido. Na quarta-feira, a companhia informou que o fornecimento poderia levar até 72h para ser completamente normalizado em toda a Região Metropolitana.

Sobre a manutenção da estação, o presidente da CEDAE, Wagner Victer, afirmou: "Esta ação é extremamente importante e estratégica. Afinal, é melhor parar o Guandu preventivamente por 24 horas e detectar qualquer falha no sistema do que ficar passível de algum problema futuro, que poderia paralisar o abastecimento de água no Rio de Janeiro durante um longo período".

Cerca de 800 pessoas participaram do trabalho que envolveu técnicos da Cedae em uma minuciosa vistoria nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu.

Para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial, a companhia montou um esquema especial com carros-pipa, no período em que a estação esteve inoperante.

Construída em 1955, a ETA Guandu teve suas obras concluídas em 1963. A estação, a maior em volume de água tratada do mundo, conforme registro no Guinness Book, o livro dos recordes, trata 43 mil litros de água por segundo.

Clientes reclamam no Twitter

Embora a população tenha sido alertada, a falta d'água deixou muitas pessoas revoltadas. No Twitter, clientes da Cedae fizeram várias reclamaçoes. Confira:

- @hfcarvalhal: Água ainda não chega aos prédios do Centro do RJ, Cedae mais uma vez engana o povo!!! MENTIRA!!!

- @Letciabrito: Em plena sexta-feira, sua casa como lixão comunitário e não tem água, palmas rio, cedae

- @_lohanarodriss: CEDAE, MUITO OBRIGADA PELA FALTA D'ÁGUA NO MEU COLÉGIO

- @daemonlolita: coisas que aprendi no Rio: quando se tem Cedae você percebe que a Sabesp é um poço de competência.

- @TheBumsteads: Site da Cedae diz que 90% do abastecimento de água da cidade será regularizado até 12h de hoje. É uma merda fazer parte dos outros 10%.

- @itsjustinandemi: minha mãe encomendando quentinha pq ne, essa cedae ta de graça com o povo, 2 dias sem agua é demais pra mim

- @theusOhumorista: CARACAAAA NA MORAL CEDAE MUITO OBRIGADO PELA FALTA DE ÁGUA

Você pode gostar