Por adriano.araujo

Rio - Alguns motoristas decidiram utilizar a calçada do CIEP José Pedro Varela, localizado na Rua do Lavradio, na Lapa, como estacionamento, no início da manhã desta quinta-feira. Foi o que registrou o seguidor de O DIA 24 Horas, Marcelo Santanna (@MRBSMRBS).

Procurada pela reportagem, a Guarda Municipal informou que "assim que recebeu a denúncia do jornal sobre estacionamento irregular, nesta manhã, enviou uma equipe do 1º Grupamento Especial de Trânsito (Centro e Zona Sul) para checá-la".

Carros estacionam irregularmente em calçada em frente à escolaSeguidor %40MRBSMRBS

Segundo a GM, "no período que a equipe esteve no local, os agentes flagraram 10 veículos estacionados irregularmente na via, sendo um em frente ao CIEP, e todos foram multados".

De acordo com a Guarda Municipal, a Rua do Lavradio conta com fiscalização constante do 1º GET, que neste ano já aplicou 1.741 multas na via, e que a colaboração da população também é fundamental, na observação das regras de circulação e das leis de trânsito.

Ainda de acordo com a Guarda, o estacionamento sobre calçada, além de constituir uma infração grave do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com penalidade de multa no valor de R$ 127, 69 e perda de cinco pontos na carteira de motorista, prejudica a mobilidade de pedestres e pode causar acidentes.

A população também pode colaborar com o trabalho de fiscalização, encaminhando denúncias de flagrantes de irregularidades de trânsito por meio da Central 1746 de Teleatendimento da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.

Flagrou alguma irregularidade no trânsito, nos transportes, ou um fato inusitado? Envie sua denúncia para o Twitter de O DIA 24 Horas (@odia24horas) ou para o e-mail odia24horas@odia.com.br. Estamos #TodaHoraTodoDia com você!

Você pode gostar