A Bacia da Baía de Guanabara abrange os bairros da Pavuna, Penha, Bangu, Realengo, Ramos, Madureira, Tijuca, Centro e Ilha do Governador, enquanto a de Jacarepaguá cobre os bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena e Jacarepaguá. A Bacia da Baía de Guanabara estava em Alerta desde as 4h50 de hoje e a Bacia de Jacarepaguá, desde as 5h55, também desta quarta-feira.
O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa previsão de ocorrência de chuva moderada, ocasionalmente forte nas próximas horas. Já o Estágio de Alerta é o terceiro nível em uma escala de quatro e significa chuva forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados.
Vias liberadas
A Radial Oeste e a Avenida Radialista Waldir do Amaral foram liberadas ao tráfego de veículos por volta das 10h35 após serem desfeitos os enormes alagamentos na região. Também foi liberada a Avenida Brasil na alturra da Linha Amarela, sentido Centro, e na altura do Caju, sentido Zona Oeste.
Temporal causa alagamentos e transtornos na manhã desta quarta-feira
?O forte temporal que caiu na manhã desta quarta-feira provoca enormes transtornos em diversos pontos do Rio. A Radial Oeste, no Maracanã, que já havia sido interditada no início da manhã, voltou a ser fechada por volta das 8h e reabriu somente às 10h35.
No Maracanã, também foi fechada a Rua Radialista Waldir Amaral, no acesso pela Radial Oeste, devido a bolsão d'água na via. Houve retenção nos pontos de bloqueio.
Quem segue em direção ao Centro vindo da Grajaú-Jacarepaguá pode utilizar o seguinte trajeto: Rua Teodoro da Silva, Rua Pereira Nunes e Rua Conde de Bonfim. Outra opção é utilizar o trajeto: Rua Teodoro da Silva, Rua São Francisco Xavier e Rua Conde de Bonfim.
Na Pavuna, na Zona Norte, o transbordamento do rio que corta a região provoca alagamento de várias ruas. O mesmo acontece em Madureira, Tomás Coelho, Realengo, além de outros pontos. O temporal, que atinge o Estado desde a noite desta terça-feira, não dá trégua ainda nesta manhã. Há registro de forte no Ilha do Governador, na Barra da Tijuca, no Grande Méier, Recreio, Madureira, Irajá, São Cristóvão, Muda, Piedade, Bangu, Campo Grande, Grajaú e Jacarepaguá.
Também chove muito forte em diversos pontos da Baixada Fluminense. Entre 7h e 7h30 da manhã, um enorme temporal atingiu o bairro Posse, em Petrópolis.