Por bianca.lobianco
Rio - O mar não está para peixe nas praias da Zona Sul. E nem para banhistas. Com o tempo nublado no Rio, o mar de Copacabana, Arpoador e Ipanema amanheceu nesta quarta-feira com uma coloração marrom, o que fez com que muitos visitantes - que relataram até mau cheiro nas águas - deixassem o banho de mar de lado.
Coloração escura é provocada por algas%2C segundo especialistasSeverino Silva / Agência O Dia

Foi o caso da mergulhadora Manuela Teixeira, de 26 anos, que disse que o problema já vem acontecendo há alguns dias. “Além de escura, a água está suja. Ontem saí da água com um pacote de macarrão cheio de lixo, que catei durante o mergulho. De uns dias pra cá, também tenho sentido cheiro ruim”, conta.

Decepcionado, o catarinense Rodrigo de Carvalho, 35, que veio passar uns dias no Rio com a filha Maria Eduarda, 15, afirmou que esperava mais. “Disseram que as águas do Rio eram mais cristalinas. Hoje, quando fui nadar em Copacabana, achei a água suja. O tempo também não contribuiu muito com o passeio", reclamou.
Publicidade
Segundo especialistas, a coloração escura deve-se ao período de proliferação de algumas espécies de algas, que aumenta durante o verão. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) corrobora afirmando, ainda, que o aumento da matéria orgânica nas águas também foi ampliado pela maré vazante.