Por cadu.bruno

Rio - As interdições em pistas do sentido Zona Oeste da Avenida Brasil, na altura de Ramos, para a construção do viaduto para a passagem do BRT Transcarioca, começaram à meia-noite desta quarta-feira. Com o período de férias e menos veículos trafegando na via, nesta manhã, o trânsito na Avenida Brasil não apresentou grandes complicações no trecho.

Das 6h às 7h, motoristas encontraram, como de costume, trânsito lento no local. Após este horário, o tráfego seguiu apenas intenso. O viaduto construído no local faz parte do novo corredor viário que irá ligar o Aeroporto Internacional à Barra da Tijuca.

Fique atentoArte O Dia

Segundo a Prefeitura do Rio, as intervenções na Avenida Brasil, no trecho de Ramos, deverão durar até a primeira semana de maio. Nos dias úteis, das 4h às 22h, é interditada a faixa da direita da pista central, da saída para a Ilha do Governador até a Avenida Brigadeiro Trompowski, e a agulha da pista lateral para a central, antes da saída para a Ilha.

No período noturno, de segunda a quinta-feira, das 22h às 4h, e nos fins de semana, além da interdição na faixa direita da pista central, ocorre o fechamento da via lateral, no mesmo trecho.

Confira as alterações:

Entre 16h e 21h, se houver necessidade devido a engarrafamentos, os controladores de tráfego que estarão no local fecharão uma faixa da pista central no sentido Caju para que funcione como uma reversível e alivie o fluxo em direção à Zona Oeste.

A operação de trânsito, montada no local, contará com a participação de 50 controladores de trânsito da CET-Rio e dois reboques posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de veículo ou qualquer acidente.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o Centro de Operações Rio (COR) faz o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes em função das condições do trânsito a cada momento.

Além disso, seis painéis de mensagens variáveis móveis e cinco fixos passam orientações aos motoristas, informando sobre os bloqueios e as rotas a serem utilizadas, além das condições do tráfego na região.

Viaduto do BRT terá vão livre de 150 metros

O viaduto que está sendo construído irá transpor a Avenida Brasil sem nenhum pilar intermediário, num vão livre de 150 metros. A estrutura vai ligar a Avenida Postal à Avenida Brigadeiro Trompowski, ao lado do Parque União, e será exclusiva para os veículos do BRT e ônibus alimentadores.

A previsão da Secretaria Municipal de Transportes é que o corredor expresso Transcarioca seja inaugurado em fases, de março a junho deste ano, e que já esteja operando na Copa do Mundo, para fazer a ligação do Aeroporto Internacional à Barra da Tijuca.

Você pode gostar