Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Motoristas que enfrentam o diário congestionamento da Estrada do Catonho terão que ter ainda mais paciência. Foi estendido o prazo para a conclusão da obra de uma adutora de 1.500 milímetros que a Cedae está construindo, na altura da Estrada do Cafundá, na Taquara, Zona Oeste da cidade.
A obra, que começou no dia 8 de dezembro do último ano, deveria ser entregue nesta sexta-feira, 31 de janeiro, mas, uma portaria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), publicada em novembro de 2013, aumentou o prazo da concessionária para 15 de fevereiro.
Obra de adutora da Cedae complica ainda mais o trânsito na Estrada do Catonho%40GuilhermeFKC

Em nota, a Seconserva explicou que, em razão do período de festas de fim de ano e para evitar impacto no trânsito, foi publicada a determinação de interrupção de obras programadas nas vias públicas. De acordo com o órgão, isso acontece regularmente em períodos como esse na cidade.

Publicidade
Outro motivo apontado pela Cedae para que a obra fosse adiada foi o período em que ela ficou paralisada, que, segundo a companhia, foi de fortes chuvas que alagaram a via, impossibilitando a continuidade da obra; além de algumas interrupções para reduzir o impacto no trânsito.
De acordo com a Cedae, esta obra faz parte de um investimento de R$ 200 milhões, que visa aumentar a oferta de água para os bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona oeste.
Publicidade
"O trecho da Estrada do Catonho - com assentamento de tubulação de 1.500 mm de diâmetro - está dentro desse contexto em que estão sendo construídos dois reservatórios (Outeiro e Jacarepaguá)", explicou a companhia, em nota.
A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos também informou, em nota, que as obras programadas pelas concessionárias precisam obrigatoriamente de licenças antecipadas da SC/COR (Comissão Coordenadora de Obras e Reparos em Vias Públicas), setor da Seconserva, responsável pelo licenciamento de intervenções em vias públicas da cidade. 
Publicidade
Pelo menos até o dia 15 de fevereiro, quem trafega entre Jardim Sulacap e Taquara continuará enfrentando congestionamento. O período que o trânsito fica mais complicado é o da manhã, quando há interdição de uma faixa da Estrada do Catonho, que só tem duas faixas de rolamento, no sentido Taquara.