Por adriano.araujo

Rio - O prefeito Eduardo Paes inaugurou ontem uma via de um quilômetro de extensão, na Barra, planejada para aliviar o tráfego para os veículos que saem de Jacarepaguá e da Linha Amarela. A Avenida Engenheiro Hermado Cezar Jordão Freire conta com duas faixas — ambas no mesmo sentido. O investimento feito na nova avenida, que demorou um ano e meio até ficar pronta, foi de R$ 20 milhões.

Questionado pelo fato de a via ser mão única, Eduardo Paes garantiu: “O cruzamento que fazia com que o trânsito parasse fica justamente na direção de quem vinha da Linha Amarela em direção ao Via Parque e à Península. Esse caminho era a obra possível de se fazer agora e é mais do que suficiente”. 

A Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire vai eliminar um cruzamento crítico na Ayrton SennaDivulgação

A intervenção faz parte do projeto do BRT Transcarioca, que vai ligar o Aeroporto Tom Jobim à Barra, e que tem um custo total de R$ 1,7 bilhão. São 39 quilômetros e 36 estações. Apesar do atraso nas obras, o prefeito garantiu que o BRT Transcarioca já está praticamente concluído e que, até a Copa, o sistema chega ao aeroporto.

A nova via passa por trás do Shopping Via Parque, em direção à Avenida das Américas, e vai desafogar o trânsito da Ayrton Senna, eliminando mais um dos cruzamentos por onde passavam cerca de 1.300 veículos por hora.

Para auxiliar os motoristas durante estes primeiros dias de funcionamento, foi implantada sinalização nas vias de acesso. A CET-Rio informou que também vai instalar quatro painéis móveis na via.

Segundo Paes, as obras de mobilidade urbana ficarão como legado após o término dos grandes eventos que o Rio irá sediar. “O mais importante é que vai ter um monte de carioca que poderá usar isso aqui antes, durante e depois da Copa”.

Segundo Paes, a Transcarioca vai atender 450 mil passageiros por dia e tirar 500 ônibus das ruas. A prefeitura estima que, quando a Transcarioca estiver totalmente concluída, haja redução em mais de 60% do tempo gasto entre Ilha do Governador e a Barra da Tijuca.

Você pode gostar