Por thiago.antunes

Rio - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva de moderada a forte para esta terça-feira no Rio, que desde a manhã de ontem enfrenta transtornos provocados pela chegada de uma frente fria. Na capital, houve diversos pontos de alagamento em áreas como Centro, Grande Tijuca, Jacarepaguá, Barra e São Conrado.

Às 7h40 desta segunda, o município entrou em estágio de atenção, o segundo nível em uma escala de quatro, e que deve se manter hoje, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR). A Defesa Civil, porém, não acionou o sistema de sirenes em áreas com riscos de deslizamentos. Pela manhã, o trânsito ficou complicado principalmente nos acessos ao Rio, na Zona Portuária, Vila Isabel e no Centro, onde uma árvore caiu e fechou parte da Rua da Carioca.

Queda de árvore na Rua da Carioca interditou vias no CentroLeitor%3A Romullo Herzer

Houve acidentes na avenida Ayrton Senna, na Barra,e na Linha Vermelha, sentido Baixada, que contribuíram para a piora do trânsito. No início da noite, um trecho da Estrada de Furnas, no Alto da Boa Vista, foi interditado devido à queda de uma árvore e de um poste. A Defesa Civil registrou 57 ocorrências até o início da noite.

A técnica em informática Ingrid Nascimento teve que dar explicações ontem ao chefe sobre o atraso de uma hora e meia para chegar à empresa, na Lapa. “Era para chegar às 10h e só entrei no trabalho às 11h30”, disse Ingrid, de 21 anos, moradora de Nova Iguaçu. Em média, ela leva uma hora, de ônibus, no trajeto casa-trabalho. “A chuva complicou tudo. Meu ônibus ficou muito tempo parado na Dutra”, completou Ingrid.

O mau tempo também prejudicou a programação dos cariocas para ver o eclipse lunar, na madrugada de hoje. A temperatura deve variar de 18 a 24 graus, segundo o Inmet. Na Sexta-Feira da Paixão, o tempo deve melhorar um pouco, mas ainda continua a possibilidade de chuvas isoladas, com termômetros de 17 a 24 graus.

Alerta máximo na Região Serrana

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que a chuva forte desta segunda sobre a Região Serrana do estado deixou os rios Cônego, Córrego Dantas e Bengalas, em Nova Friburgo, à beira do transbordamento e, portanto, em estágio de alerta máximo, o último em grau quatro, o máximo. O Inmet prevê mais chuva para hoje na região.

Em Petrópolis, o rio Quitandinha ficou em estágio de alerta. Segundo o Inea, os rios de Teresópolis e Bom Jardim, também na Região Serrana, além de outros de Petrópolis e Nova Friburgo, foram colocados em estado de atenção.

Mesmo com incidência de 158 milímetros de chuva em alguns pontos de Nova Friburgo no período de 24 horas, a Defesa Civil do município não havia registrado ocorrências graves até o final da noite de ontem. Petrópolis e Teresópolis também não enfrentaram incidentes graves. Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o Rio Pavuna entrou em estágio de atenção às 10h30. O mesmo estágio foi aplicado ao Rio Sarapuí, em Nilópolis, e aos rios Capivari, Iguaçu e Botas, em Belford Roxo.

Reportagem de Paulo Maurício Costa

Você pode gostar