Por adriano.araujo

Rio - Por conta da chuva e a baixa visibilidade que atingem a cidade na manhã desta terça-feira, o Aeroporto Santos Dumont ficou fechado para pousos por 3h30. As manobras começaram a ser realizadas às 9h30 com o auxílio de instrumentos, assim como já acontecia com as decolagens desde as 6h.

>>> GALERIA: Chuva causa transtornos no Rio 

Com o fechamento, quatro voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Galeão, que ainda realizava as manobras por aparelhos às 10h40. Quatro voos foram cancelados no Tom Jobim. Já no Santos Dumont, foram registrados 14 cancelamentos e oito atrasos.

Com ausência de aeronaves para decolar, já que elas não pousavam, o saguão do Aeroporto Santos Dumont ficou lotado nesta manhã.

Aeroporto Santos Dumont lotado na manhã desta terça-feiraOnofre Veras / Agência O Dia

Chuva provoca transtornos no Rio

?A chuva que atinge todo o Rio nesta terça-feira provocou quedas de árvore e de um poste, além de provocar transtornos no trânsito. Chove de forma moderada em alguns pontos da cidade, mas na maioria dos bairros a chuva é de intensidade fraca. Um poste caiu na Ilha do Governador, Zona Norte, na Rua Luis Belart, no Jardim Guanabara. Ainda não há informação de interdição do tráfego na via.

Chuva causa transtornos na manhã desta terça-feiraAlessandro Buzas / Agência O Dia

Na Zona Sul, uma árvore caiu na Rua Benjamin Constant, na altura do número 43, na Glória. A via está fechada. Ainda na região, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, devido à queda de uma árvore, foi interditada a Rua Almirante Guilhem, na altura da Rua Humberto de Campos. Na Estrada das Canoas, em São Conrado, pelo mesmo motivo o tráfego segue pelo sistema de Siga e Pare, na altura da Comunidade da Igrejinha.

De acordo com a Defesa Civil do município, foram registradas 19 ocorrências sem gravidade, entre as 17h30 de segunda e 5h30 desta terça-feira. Em caso de emergência, ligue 199.

O município permanece em Estágio de Atenção, na manhã desta terça-feira, devido à atuação de uma frente fria que já provoca chuva moderada. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, ela poderá ganhar intensidade ao longo do dia. Segundo nível em uma escala de quatro, o Estágio de Atenção significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Equipes da Comlurb, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Conservação, CET-Rio e Guarda Municipal estão reforçadas e já atuam para agilizar as ações de resposta aos transtornos, afirma a Prefeitura do Rio.

RECOMENDAÇÕES

A Prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos.

- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199.

- Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos.

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas.

- Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias.

- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação.

- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Chuva no Estado

Também chove fraco na Baixada Fluminense e em alguns municípios da Região Serrana. Os municípios das regiões estão em Estágio de Atenção. Desde a tarde de segunda-feira, o Rio Quitandinha, em Petrópolis, está em Alerta devido a possibilidade de transbordamento por conta da chuva intensa.


Você pode gostar