Por bferreira

Rio - Hoje, feriado de Tiradentes, será a primeira prova de fogo para motoristas que costumam passar pela Avenida Brasil. A via foi interditada ontem, às 21h55, na altura de Ramos, junto ao acesso à Ilha do Governador. Logo após ao fechamento da pista, um grupo de cerca de dez crianças ocupou a via para jogar futebol e andar de bicicleta.

As pistas serão reabertas às 10h de quarta-feira, para conclusão das obras do arco estaiado Prefeito Pedro Ernesto, parte do BRT Transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca à Ilha do Governador.

Clique na imagem acima para ver o infográfico completoArte%3A O Dia

A preocupação é em relação à terça-feira, que é um dia normal. Até quarta-feira à tarde, a prefeitura recomenda o uso do transporte público para chegar ou sair do Centro do Rio. Para os que vão circular de carro, a opção mais indicada é a Linha Vermelha.

A via expressa receberá 70 linhas de ônibus que circulam pela pista seletiva da Avenida Brasil. Caminhões, que hoje são proibidos de circular na Linha Vermelha, também serão desviados da Avenida Brasil entre meia-noite de segunda-feira até o meio-dia de quarta-feira.

Caminhões que trafegam pelas pistas laterais da Brasil terão que pegar os mesmos desvios dos motoristas. No sentido Centro, haverá desvio pela Avenida Teixeira de Castro até a Rua Sargento Silva Nunes, quando o motorista volta à Brasil. Para a Zona Oeste, o motorista deverá sair da avenida e pegar a Brigadeiro Trompowski até a Rua Santo Adalardo, que sairá na Avenida Brasil.

Para reduzir os transtornos no trânsito e orientar os motoristas, 250 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal estarão nas ruas para informar sobre os pontos de bloqueio e as rotas alternativas. Onze reboques ficarão posicionados para desobstrução de vias e 32 painéis de mensagens móveis e 13 fixos indicarão as condições do tráfego.

Metrô: esquema e horários especiais

Por conta do fechamento de um trecho da Avenida Brasil, o Metrô Rio vai manter toda sua grade de trens circulando e deixará composições extras posicionadas em pontos estratégicos, prontos para serem usados em caso de aumento de fluxo de passageiros nas estações.

Além do esquema especial para dar apoio à operação da prefeitura, vale lembrar que o serviço funcionará em horário diferenciado durante os feriados de Tiradentes, hoje, e de São Jorge, na quarta-feira.

Hoje, o metrô vai circular no horário das 7h às 23h. A transferência das linhas 1 e 2 será feita pela estação Estácio. Amanhã, o serviço funcionará das 5h à meia-noite. Os passageiros terão que fazer a mudança da Linha 1 para a 2 na estação Central do Brasil.

Já no feriado de São Jorge, na quarta-feira, o transporte vai operar no período de 7h às 23h. Nesse dia, a transferência entre linhas voltará a ser feita na estação Estácio.

Você pode gostar