Por adriano.araujo

Rio - Às 5h02 desta quarta-feira saiu o primeiro ônibus do BRT Transcarioca do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, com destino ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, dando continuidade a mais uma etapa de funcionamento do corredor expresso. Entretanto, poucas pessoas utilizaram o modal para fazer o trajeto, que durou 1h30, chegando às 7h32 na estação final. Dois policiais acompanharam a primeira viagem.

Apenas uma pessoa embarcou o Terminal Alvorada. Na parada em Vicente de Carvalho, mais 14 pessoas embarcaram, a maioria funcionárias no aeroporto. Além dos passageiros, também fizeram o trajeto o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, a presidente da CET-Rio, Cláudia Secin, jornalistas e assessores.

BRT Transcarioca semidireto do Terminal Alvorada para o Galeão começa a funcionar nesta quarta-feiraOsvaldo Praddo / Agência O Dia

Quanto ao tempo de viagem, Sansão disse que o serviço ainda sofre ajustes na operação e a velocidade está reduzida devido a muitos pedestres e veículos estarem atravessando o corredor irregularmente. A proposta é que o tempo de viagem seja de 70 minutos. O novo trecho do Transcarioca vai operar com sete veículos de 5h às 23h e com intervalos de 20 minutos.

Um dos passageiros era o auxiliar de escritório Victor Martins, de 26 anos, que mora na Penha e disse que levava 2h30 para chegar ao trabalho. Antes, ele ia para Bonsucesso e pegava um ônibus até o Galeão. Hoje, foi para Vicente de Carvalho e pegou o BRT, reduzindo em uma hora otempo de viagem. 

Imprudências continuam

Na início de operação de mais um trecho do BRT Transcarioca, mais imprudências foram vistas ao longo do trecho. Na Avenida Ministro Edgard Romero, na esquina da Rua Conselheiro Galvão, três carros andavam sem ser incomodados na contra-mão na pista do BRT sentido Alvorada.

No sentido em que era realizada a viagem, um cachorro andava tranquilamente no meio da pista do corredor expresso, além de um ônibus que ia cruzar a pista e ficou parado no meio do trajeto do BRT. Pedestres também foram vistos se arriscando na pista.

Você pode gostar