Por adriano.araujo

Rio - O primeiro dia útil da circulação no corredor BRS em Botafogo, na Zona Sul da cidade, ocorreu sem maiores transtornos nesta segunda-feira. O sistema começou a operar no último sábado, com 13 pontos no trajeto entre a Rua Voluntários da Pátria e a Praia de Botafogo.

Movimentação em primeiro dia útil do BRS, em Botafogo, é tranquilaEstefan Radovicz / Agência O Dia

Para facilitar a vida de quem circula nas via, alguns cones indicavam a divisão entre pista exclusiva e as pistas para veículos comuns. O trânsito apresentou retenção. No sábado, 170 veículos foram multados por desrespeito às regras, entre eles 28 ônibus. A Secretaria Municipal de Transportes não divulgou um balanço parcial desta manhã.

O BRS da Voluntários da Pátria, que tem três quilômetros de extensão, começa na esquina com Rua Humaitá e vai até a Praia de Botafogo, na altura da Praça Nicarágua. Na Rua Humaitá, sentido Botafogo, há sinalização de BRS nos abrigos (recuos para os coletivos), mas não a faixa exclusiva. A CET-Rio prevê que a redução no tempo de viagem nos corredores BRS já implantados na cidade é de cerca de 20%.

O próximo BRS a ser inaugurado será o da Rua São Clemente, no dia 9 de agosto. O funcionamento do corredor preferencial permanece, nos dias úteis, das seis da manhã às nove da noite, e aos sábados das seis da manhã às duas da tarde. Aos domingos o corredor não opera.

Você pode gostar