Por bianca.lobianco
Rio - O último sábado do ano foi de praias lotadas em toda orla do Rio. Com o calor e o mar calmo, as areias de Ipanema e Copacabana ficaram pequenas diante da quantidade de cariocas e turistas que escolheram a cidade para passar o Réveillon. Apesar do pouco movimento na maioria das ruas, o fluxo de saída e chegada de veículos foi intenso, com lentidão na Ponte Rio-Niterói durante a manhã e filas para comprar passagens na rodoviária.
Segundo o Sistema Alerta Rio, a sensação térmica chegou a 48 graus, em Guaratiba. A temperatura máxima foi de 37 graus, em Irajá. Devido à influência de um sistema de alta pressão, a previsão é de que as temperaturas continuem altas e não chova neste fim de semana. Neste domingo o dia deve ser mais quente ainda, com máxima de 39 graus.
Publicidade

Cariocas e turistas aproveitam praia no último dia do ano

Temperatura alta e sol forte levaram cariocas e turistas para as praias do Rio no último sábado de 2014Severino Silva / Agência O Dia

Quem olhava a praia pelo calçadão via mais as estampas das barracas do que espaço com areia livre em Ipanema. Com muitos turistas chegando neste domingo na cidade, os diferentes sotaques do país e línguas estrangeiras eram mais ouvidas que o ‘carioquês’ entre os banhistas. A paulista Ligia Paes, de 31 anos, aproveitava para fazer um selfie com o Morro Dois Irmãos ao fundo: “Venho ao Rio porque gosto do cenário de dia. E também da noite. Só isso. Está bom, né?”
Publicidade
O carioca João Antunes, de 28 anos, brincou com o assessório que a moça usava para fazer a foto, um bastão para distanciar a câmera. “Esse pau de selfie é coisa de paulista. Agora o pessoal só vem para a praia para postar no Instagram (rede social de compartilhamento de fotos)”, disse. Quando perguntando pela sua ocupação, a resposta foi bem-humorada. “Estou desempregado. Mas pode botar aí: fiscal da natureza”, divertiu-se.
Em volta dos palcos montados para os shows da virada em Copacabana, muitas famílias aproveitavam para fazer um aquecimento. “Chega essa época que temos uma folga e só dá vontade de ficar de barriga pro ar. Queria acampar aqui até o o primeiro dia de 2015”, afirmou o advogado Sérgio Maia, de 54 anos.
Publicidade
Movimento de saída e chegada no Rio é intenso
Publicidade
Com muita gente chegando e deixando a cidade, a Rodoviária Novo Rio ficou cheia durante todo o dia . De acordo com o Consórcio Novo Rio, 65.200 pessoas usaram o serviço para sair e chegar no Rio neste sábado.
Mais de 370.100 mil passageiros deverão utilizar o terminal, entre os dias 30 e 4 de janeiro. O dia 30 será o de maior movimento, com 36.700 usuários. A maior procura é para a Região dos Lagos e Serrana do Rio.
Publicidade
A Ponte Rio-Niterói também apresentou fluxo intenso. Durante a manhã, o tempo de travessia era de 26 minutos. No início da tarde, passou para 18 minutos. Quarenta e nove mil veículos passaram pela via somente até as 15h da tarde.
Segundo a CCR, concessionária responsável pela ponte, os dias de maior movimento devem ser de segunda a quarta-feira, com 90 mil veículos em cada um desses dias.
Publicidade
Reportagem de Lucas Gayoso