Mais Lidas

Trens do ramal Japeri circulam normalmente nesta terça-feira

Circulação sentido Central do Brasil começou às 3h57. Nesta segunda-feira, pelo menos 229 ficaram feridos em colisão envolvendo dois trens em Mesquita, na Baixada Fluminense

Por tiago.frederico

Rio - Os trens do ramal Japeri estão circulando normalmente na manhã desta terça-feira. É o que garante a SuperVia. Segundo a concessionária, após a colisão ocorrida na noite desta segunda-feira em Mesquita, na Baixada Fluminense, onde pelo menos 229 pessoas ficaram feridas, os trens do ramal Japeri com destino à Central do Brasil começaram suas viagens às 3h57.

Trem que bateu em Mesquita já apresentava problemas, afirmam passageiros

Durante a madrugada, equipes técnicas e de manutenção realizaram trabalhos para retirada dos trens envolvidos na colisão, na estação Presidente Juscelino. Ainda de acordo com a concessionária, no trecho entre as estações Edson Passos e Presidente Juscelino, os trens sentido Japeri precisam aguardar ordem de circulação.

A SuperVia afirmou, em nota, que suas equipes continuam realizando vistoria na via no local do acidente "para garantir, em primeiro lugar, a segurança dos passageiros". Um grupo de técnicos e peritos da concessionária começou ainda na noite desta segunda-feira a fazer o levantamento de todos os dados, tanto na via como na composição e no Centro de Controle Operacional, "para definir com o máximo rigor possível as razões e as responsabilidades pelo acidente", disse a concessionária na nota.

Sindicância

A SuperVia afirma que, na manhã dessa terça-feira, será formada uma Comissão de Sindicância, com a participação da Agência Reguladora, para apurar as causas do acidente, que serão divulgadas em 30 dias. A equipe do Serviço Social da concessionária continua acompanhando o estado dos feridos junto aos Hospitais.

A Agetransp (agência reguladora dos transportes públicos estaduais) divulgou nota afirmando que abrirá um boletim de ocorrência para apurar as causas do acidente na Baixada Fluminense. "Técnicos da agência reguladora foram para o local para dar início à apuração das circunstâncias do acidente. Eles também avaliam a qualidade do atendimento prestado às vítimas e aos usuários do sistema pela concessionária Supervia", afirmou a agência, que disse que os procedimentos adotados pela concessionária para o restabelecimento da operação no ramal também serão avaliados.

Intervalos

A SuperVia garante que seus trens circulam com os seguintes intervalos nesta manhã:

- Ramal Deodoro: intervalos de 6 minutos;
- Ramal Santa Cruz: intervalos de 8 minutos;
- Ramal Japeri: intervalos de 8 minutos;
- Ramal Belford Roxo: intervalos de 15 minutos;
- Ramal Saracuruna: intervalos entre 10 e 30 minutos;
- Teleférico do Alemão: funciona normalmente.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia