Por tiago.frederico

Rio - A área bloqueada para a obra do corredor Transbrasil irá dobrar a partir deste sábado. De acordo com as secretarias municipais de Transportes e de Obras, às 5h, haverá interdição de 1,6 km da pista central da Avenida Brasil, sentido Zona Oeste, para execução do pavimento de concreto por onde irão circular os coletivos do BRT, no trecho entre o Caju e Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.

Com essa nova interdição, o trecho total em obra passará dos atuais 1.650 metros para 3.750 metros e ocupará desde as proximidades da Avenida Paris, em Bonsucesso, até a altura da passarela 3 da Avenida Brasil, na altura do Cemitério do Caju.

Área bloqueada para obra do BRT TransbrasilAlexandre Vieira / Agência O Dia

Como o trecho interditado será ampliado, segue o padrão de bloqueio anterior, com fechamento nas pistas centrais da via expressa de duas faixas, no sentido Zona Oeste, e de meia faixa, no sentido Centro. A faixa seletiva para ônibus continuará em operação. Os coletivos irão contornar a área do canteiro da obra.

Obra de drenagem

No mesmo período, também haverá interrupção do tráfego de veículos próximo ao acesso à Ilha do governador, para obras de drenagem. Serão interditados 500 metros na Avenida Brasil, no sentido Centro, para reforço do solo no local, e 300 metros da faixa lateral, logo após a Avenida Brigadeiro Trompowski, sentido Zona Oeste.

LEIA MAIS: Trânsito na Avenida Brasil ainda deve piorar

De acordo com a CET-Rio, devido à ocupação de parte das pistas, serão feitos ajustes operacionais nas faixas exclusivas para ônibus, que funcionarão de dois modos distintos, com prioridade para o sentido de tráfego com maior volume.

Trânsito vai piorar

A Prefeitura acredita que, em função das interferências causadas pelas obras, a capacidade de escoamento da Avenida Brasil estará reduzida em alguns pontos. Com as intervenções, o sentido Zona Oeste deve ser o mais afetado. Ainda que siga o mesmo padrão de bloqueio antigo, este aumento da área interditada implicará em transtornos ainda maiores no trânsito, ainda mais em caso de acidentes na via, por exemplo. Além disso, as rotas ditas "alternativas" também devem ser afetadas com a sobrecarga no trânsito.

As novas interdições na Avenida BrasilArte O Dia

Como sempre ocorre, a Prefeitura fará um regorço na operação de trânsito. Serão 65 agentes por turno, 45 painéis de mensagens variáveis (PMVs), 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Avenida Brasil, Linha vermelha e nas rotas alternativas, com o intuito de desobstruir as vias em caso de enguiço ou acidentes. Guardas municipais também reforçarão a fiscalização das faixas exclusivas da Avenida Brasil, com apoio do Detro e da Polícia Militar.

Você pode gostar