Por felipe.martins

Rio - Amanhã a orla carioca será tomada por 26 mil corredores, profissionais e amadores, durante a 13ª Maratona do Rio. Serão três provas: a maratona de 42 quilômetros, a meia maratona de 21 e a Olympikus Family Run com seis quilômetros.

Para viabilizar o evento, a Prefeitura vai interditar várias vias - algumas totalmente e outras parcialmente, como as Av. Delfim Moreira, Av. Vieira Souto e Av. Atlântica nas pistas junto à praia. A Ponte da Joatinga, Túnel do Joá, Elevado das Bandeiras e Túnel de São Conrado, sentido São Conrado, ficaram interditados até pelo menos o meio dia.

Em outras áreas, nos entornos da orla, o estacionamento fica proibido durante a manhã e tarde deste domingo. Exemplo são as ruas Avenida Nossa Senhora de Copacabana, lado esquerdo, no trecho entre a Rua Santa Clara e a Avenida Princesa Isabel.

A prova de 42km terá a primeira largada às 6h55 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando ao Aterro do Flamengo.

Arte mostra o percurso da Maratona do RioArte O Dia

A largada da Meia Maratona (21km), será às 6h25 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, e a da Olympikus Family Run (6km), acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima, em um evento que reunirá famílias e iniciantes. Serão distribuídos cerca de R$ 200 mil em prêmios.

Considerada uma das mais bonitas do planeta e incluída na lista das 30 melhores maratonas do mundo, a competição vai contar com a presença de 61 nacionalidades, incluindo países como Tadjiquistão e Butão. Para dar suporte ao batalhão de atletas da prova, serão distribuídos 480 mil copos d’ água, 100 mil sacos de isotônico com a ajuda de 2.500 pessoas que participam da organização do evento.

Uma dado que está surpreendendo os organizadores são os números da participação feminina. Na Maratona, elas correpondem a 30% dos corredores. Na prova de 6 km, 63% dos 6,5 mil inscritos serão do sexo feminino. A expectativa é de que a quantidade de corredoras ultrapasse o número homens na Meia Maratona a partir de 2016. Neste ano a proporção é de 49%.


Turismo esportivo enche hotéis

Ainda que entre os competidores brasileiros os cariocas sejam maioria, os “atletas turistas” estão fazendo a alegria do setor hoteleiro do Rio de Janeiro. O ramo comemora uma alta de 71% na taxa de ocupação para o fim de semana, segundo pesquisa divulgada ontem pela Associação de Hotéis do Rio.

A maior procura está nos bairros de Copacabana e Leme, Ipanema e Leblon, e Flamengo e Botafogo que registraram os maiores índices, chegando a 85,67% de taxa de ocupação da região.

Reportagem da estagiária Flora Castro

Você pode gostar