Por luis.araujo

Rio - Mais um corredor BRS será implementado para ônibus na Zona Norte. Dessa vez, a via escolhida foi a Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o corredor começará a valer a partir de setembro, ainda sem data definida, e alguns ajustes em pontos de ônibus já estão sendo executados. Mas uma dúvida vem tirando o sono de comerciantes do bairro. Segundo representantes do Polo Gastronômico da região, a CET-Rio informou que será proibido o estacionamento de carros em toda a extensão da pista da direita da via e os caminhões de entrega também não poderão fazer descarga ao longo da pista da direita.

Segundo o sócio proprietário do Strada Pizza e Grill, Luiz Antônio Moraes, em reunião com representantes do órgão, os comerciantes foram avisados da implementação do BRS na 28 de Setembro e sobre a proibição de estacionar nas baias que existem na pista da direita, além da proibição da parada dos caminhões para descarga de mercadorias.

"Nossa preocupação é em relação as vagas para estacionamento. Com a implementação do BRS na Teodora da Silva já perdemos em torno de 300 vagas. Agora, com o BRS na 28 de setembro, devemos perder algo em torno de 50 vagas ao longo da via. Sem contar que alguns estacionamentos que existiam na região estão dando lugar a prédios da construção civil. Estamos juntos com moradores e clientes amigos fazendo um abaixo assinado contra essa proibição de estacionamento", disse o comerciante.

O corredor exclusivo para ônibus opera normalmente no horário de 6h às 21h em dias úteisFoto%3A Saulo Stéfano / Agência O Dia

Morais ainda cita a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, que provavelmente não poderá fazer seus ensaios para o Carnaval de 2016, já que o BRS será implementado na pista que é interditada para o ensaio da escola durante a semana.

"Se não tiver uma unificação no bairro contra essa proibição não poderemos mais ter eventos na região. como por exemplo, os ensaios da Vila Isabel durante a semana na 28 de Setembro. Acho que também esqueceram dessa questão. Vila Isabel vai acabar virando um bairro de passagem", concluiu Luiz.

A assessoria da Secretaria Municipal de Transportes confirmou a implementação do corredor exclusivo para ônibus a partir de setembro, mas não se pronunciou sobre a proibição para estacionamento na via e nem sobre os caminhões de descarga. 

Carros de passeio não podem passar dentro do corredor BRS Divulgação

Normas de utilização BRS

Podem acessar a faixa azul do BRS e efetuar o embarque e desembarque os seguintes veículos:

- Ônibus ou micro-ônibus de linhas regulamentadas nos respectivos pontos de parada sinalizados;

- Veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar;

- Táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito da faixa azul;

- Táxis regulamentados e identificados para o transporte de portador de necessidades especiais.

Os demais veículos estão autorizados a efetuar o embarque e desembarque no lado esquerdo das vias com BRS mas poderão utilizar a faixa para efetuar giro à direita e acessar estacionamentos.

Desde 2011 já foram implementado BRS em diversos pontos da cidade. Projeto é uma parceria entre a Rio Ônibus e Secretaria Municipal de TransportesFoto%3A Saulo Stéfano / Agência O Dia

Desde 2011 a Rio Ônibus em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes já implementou o corredor exclusivo para ônibus em diversas vias da cidade como a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, as ruas Barata Ribeiro e Raul Pompeia. A Avenida Ataulfo de Paiva, a Rua Visconde de Pirajá, as ruas Prudente de Moraes, General San Martin, Voluntários da Pátria e São Clemente, na Zona Sul.

No Centro já existem BRS na Avenida Presidente Antônio Carlos, na Rua Primeiro de Março, Rio Branco, Presidente Vargas. Ruas da Carioca, Visconde de Rio Branco, Frei Caneca, Salvador de Sá, Estácio de Sá e João Paulo I. E por fim na Zona Norte entre as ruas João Paulo I e General Roca, passando pela Rua Doutor Satamini, Avenida Heitor Beltrão e Rua Conde de Bonfim. Rua São Francisco Xavier, no Maracanã até a Rua 24 de Maio, na altura da Rua Souto Carvalho, no Méier. Avenida Marechal Rondon, passando pelas ruas Hemengarda, Padre Roca e Maria Antônia. Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel. No trajeto entre as ruas Barão do Bom Retiro e Pereira Nunes e na Rua Visconde de Santa Isabel, entre as ruas Barão de São Francisco e Barão do Bom Retiro.

Reportagem de Luis Araujo

Você pode gostar