Por tiago.frederico

Rio - O município do Rio de Janeiro, que ficou quase 15 horas em Estágio de Atenção, retornou à condição de Normalidade às 11h50 desta segunda-feira. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura carioca, os núcleos que atuaram sobre a cidade perderam intensidade. A tendência é de que a chuva continue até o fim do dia, mas com intensidade fraca e em pontos isolados.

O Estágio de Normalidade, primeiro em uma escala de três, é caracterizado pela ausência de chuva ou ocorrência de chuva fraca nas próximas horas. Já o Estágio de Atenção, o segundo, é caracterizado pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

A última semana foi marcada por uma onda de calor que, inclusive, fez o Rio registrar a temperatura mais alta do ano, na quinta-feira, segundo a Prefeitura. Segundo o Alerta Rio, naquele dia, os termômetros bateram os 41,3ºC, na estação Riocentro, que fica na região da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, o dia mais quente do ano foi em 2 de janeiro, quando a estação Vila Militar registrou 40,9º. A discordância entre Alerta Rio e Inmet se dá pelo fato de cada órgáo ter estações meteorológicas em pontos distintos da cidade.

No fim de semana, o sol deu uma trégua, devido à passagem de uma frente fria pelo oceano. A semana começou com o tempo instável e até sexta-feira há previsão de pancadas de chuva em pontos isolados. As temperaturas máximas irão variar entre 28ºC e 32ºC.

Ainda segundo o Centro de Operações, nesta manhã, a temperatura média registrada na cidade foi de 25,6º C. O céu esteve parcialmente nublado e houve registro de chuva fraca em Guaratiba, Grota Funda e Sepetiba, na Zona Oeste. Para o dia, há previsão de pancadas de chuva que podem ser acompanhadas de rajadas de vento moderado a forte. A máxima prevista é de 30°C.

Você pode gostar