Por luis.araujo
Rio - O Linha Verde, projeto do Disque-Denúncia exclusivo para receber informações sobre crimes ambientais, bateu recorde no ano de 2015, superando em cerca de 25% o número de denúncias registradas no ano de 2014. Em todo o ano passado, foram realizas 7535 denúncias relativas ao meio ambiente, número superior às 6070 cadastradas em 2014. Vale frisar que no ano de 2015, os crimes ambientais representaram 7% de todas as denúncias que a Central de Disque-Denúncia recebeu.
Crimes ambientais representam 7% de todas as denúncias em 2015Divulgação

Vale salientar que o Linha Verde recebe denúncias sobre queimadas, maus tratos contra animais, caça e guarda de animais silvestres, fabricação e comercialização de cerol, linha chilena e balões, poluição das águas e do solo, extração irregular de árvores, extração mineral, desmatamento florestal, pesca irregular, construção irregular, desvio de curso, comércio ilegal de água, captação clandestina de água, despejo de esgoto clandestino, desperdício de água e lixo acumulado.

No que se refere à distribuição territorial dessas mais de 7 mil denúncias, o Linha Verde também constatou que a população do município do Rio de Janeiro foi a que mais denúncias fez, 5111 ligações; seguidos por São Gonçalo (606), Duque de Caxias (560), Nova Iguaçu (505), Niterói (335). Na Região Serrana, o município de Petrópolis foi o que mais denúncias realizou. Foram 170 em todo o ano de 2015. Na cidade do RJ, os crimes ambientais denunciados foram, em grande parte, relacionados aos bairros da Zona Oeste.

70% das denúncias feitas tinham relatos de maus tratos contra cachorros, cavalos e gatosDivulgação

O crime de maus tratos contra animais foi o que mais denúncias teve ao longo do ano. Entre 1º de Janeiro e 31 de Dezembro de 2015, foram cadastradas 3901 informações a respeito deste tipo de crime e cerca de 70% destas tinham relatos de maus tratos contra cachorros, cavalos e gatos. Outros crimes ambientais constantemente denunciados foram: extração de árvores e desmatamento florestal.

No ano de 2015, o Linha Verde passou a cadastrar denúncias relativas à assuntos sobre a crise hídrica em todo o Estado e a população foi companheira na luta em prol do meio ambiente. Foram registradas 446 denúncias sobre desperdício de água, 416 denúncias sobre captação clandestina de água, 225 sobre desvio de curso e 85 sobre comércio ilegal de água.
Publicidade
O Linha Verde continua solicitando que a população de todo o Estado do RJ denuncie crimes ambientais através dos telefones 2253 1177(capital) ou 0300 253 1177(interior, custo de ligação local). O anonimato é garantido ao denunciante.