Por tiago.frederico

Rio - Para evitar horas perdidas no trânsito, o folião que tiver o interesse de passar o Carnaval no Rio deve chegar à capital fluminense na sexta-feira. A dica é do Waze, o aplicativo gratuito do Google, que reúne e disponibiliza aos seus usuários informações obtidas em tempo real através de GPS. De acordo com o serviço, ainda que o movimento esteja mais elevado, o próximo dia 5 será o mais tranquilo do período que se estende até a próxima Quarta-Feira de Cinzas.

Para entender qual será a tendência de trânsito neste ano, o Waze analisou o movimento registrado no aplicativo nos dias anteriores ao Carnaval de 2015 na cidade. A ferramenta verificou que não foi registrado aumento no uso do serviço, de alertas de acidentes ou de trânsito, mas o pico de tráfego acontece das 11h às 18h. Entre 10h e 12h, foi verificado ainda um aumento incomum no trânsito. Sendo assim, caso esteja se desloque de carro para o Rio, o motorista deve se planejar para sair antes das 7h ou após às 18h.

Trânsito parado na Avenida BrasilWhatsApp do DIA (98762-8248)

Ainda segundo o Waze, os piores dias para dirigir são a Quarta-Feira de Cinzas e a quinta-feira, respectivamente. Em 2015, a ferramenta registrou um aumento de 100% nos alertas de trânsito e um aumento de 63% em alertas de acidentes, na quarta-feira, data em que o uso do aplicativo ficou acima da média. Os piores horários para pegar no volante foram das 7h às 10h e das 17h às 20h. Na quinta, o registro de alertas de trânsito aumentou 87% em comparação à média. Caso o motorista opte por enfrentar a estrada neste dia, a sugestão é sair de casa muito cedo ou à noite.

Outra data em que foi registrado aumento do uso do aplicato foi o sábado, quando as escolas de samba campeãs do Carnaval carioca desfilam. Neste dia, o pico foi das 6h às 14h, porém se manteve baixo durante todo o resto do dia. Segundo os dados, há um aumento nos alertas de trânsito (+125%) e de acidentes (+58%). Vale esperar até o meio da tarde para dirigir.
Você pode gostar