Por juliana.stefanelli

Rio - A Prefeitura de Magé iniciou programa para ampliar a produção de produtos orgânicos. Na terça-feira, agricultores do assentamento da Fazenda Santa Rosa receberam de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura informações sobre a agricultura orgânica. O encontro foi na sede da Associação de Produtores de Santa Rosa, na Capela, em Santo Aleixo. Lá, produtores conheceram princípios da agricultura orgânica.

O engenheiro Luís Henrique Teixeira dos Santos disse que solo de Magé é muito rico e permite produzir o ano inteiro. “O mercado busca orgânicos em outros estados e estamos em um ponto estratégico próximo do Rio de Janeiro”, afirmou.

O mercado busca orgânicos em outros estados e estamos em um ponto estratégico próximo do Rio de JaneiroReprodução Internet

Teixeira dos Santos explicou que há em Magé 850 agricultores, mas em apenas nove têm certificado de produtores orgânicos. “É a oportunidade de investirem”, afirmou. O secretário de Agricultura, Aloísio Sturm, alega que o número de produtores com o certificado é pequeno porque o processo é demorado.

No futuro 100% da feira será de produtos orgânicosReprodução Internet

Mas informa que há outros 22 em fase de certificação. Ele explica que, antes de iniciar a produção, é necessário tratar a terra para livrá-la dos efeitos dos agrotóxicos. “É preciso desintoxicar a área de plantio”, diz Sturm.

Sturm diz que vale a pena investir nos produtos orgânicos, mesmo que seu preço de venda mais alto. “Muitos querem um produto limpo, de qualidade. No futuro, 100% da feira será de produtos orgânicos”, afirma o secretário. Hoje, parte dos produtos sem agrotóxicos da cidade é vendida em feiras do Rio de Janeiro; a outra, vai para a Feira do Produtor Familiar de Magé, em Piabetá.

Você pode gostar