Por bianca.lobianco

Rio - Empresas instaladas no Distrito Industrial de Queimados estão sofrendo com constantes quedas de energia. Quem faz a denúncia é Marcelo Kaiuca, presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados (Asdinq). Segundo ele, o problema é antigo, mas se agravou nos últimos três anos com a chegada de novas fábricas ao local.

O distrito, que chegou a ter menos de dez fábricas em 2005, segundo o empresário, teve o crescimento acelerado nos últimos anos. E deve continuar em expansão, especialmente com a construção do Arco Metropolitano, que vai ligar Itaguaí a Itaboraí.

Energia distribuída já não é suficiente para expansão do parque industrial de Queimados. Com 22 empresas hoje%2C até o final de 2014 terá 33Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Hoje, 22 empresas estão instaladas no local, e a expectativa é que o número chegue a 33 até o fim do ano que vem. “A qualidade do abastecimento de eletricidade está muito comprometida. A oscilação é constante, sempre há quedas de energia”, reclama Marcelo Kaiuca.

O presidente da Asdinq revela que os empresários e ele já fizeram algumas reuniões com a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia à região, mas os problemas continuam acontecendo. Ele teme que a situação se agrave com a chegada do verão. “Várias empresas já perderam produção e até mesmo equipamentos por causa das quedas de luz. A Light tem tentado resolver a questão, mas ainda não conseguiu uma solução definitiva. O período mais crítico é o verão, quando há muitas chuvas e raios”, ressalta.

Em nota, a Light alega que instalou este ano mais um transformador de 20 Mega Volt Amper na subestação de Santa Clara, uma das que atendem à cidade. Além disso, informa, construiu dois circuitos para melhorar o fornecimento de energia.

De 2008 a 2012, a Light registrou aumento de 24% do consumo total de seus clientes em Queimados. O índice representa tanto a demanda de novos clientes, assim como aqueles que passaram a necessitar de mais energia.

Você pode gostar