Queimados Encena: A arte que faz sucesso além da Baixada Fluminense

Grupo faz parceira com UniRio que resultou em curso de extensão de oito meses com preferência para atores da região

Por ramon.tadeu

Rio - Há 11 anos, a partir de um grupo de artistas, sem dinheiro no bolso, impulsionados apenas pela vontade de produzir arte, formava-se o Queimados Encena. Hoje, além de ser o único grupo de teatro de Queimados, são os principais fomentadores da veia artística na Baixada Fluminense.

Estruturado por oito atores, eles são os responsáveis por construirem uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio) e os grupos de teatro da Baixada. Resultado: um curso de extensão teatral de oito meses que tem como preferência os atores da região. “Depois de muito esforço, conseguimos um embasamento teórico mais aprofundado e acabamos tendo contato com professores que são referências no segmento”, ressalta o diretor artístico do grupo, Leandro Santana, de 36 anos, que é um dos fundadores da companhia.

Equipe%2C criada há 11 anos%2C luta agora para comprar um imóvel como sede. Espaço usado atualmente é alugado Estefan Radovicz / Agência O Dia

A partir do projeto Minha Sede, Minha Vida, também idealizado pelo Queimados Encena, com base no programa da Caixa Econômica Federal, a equipe pretende lutar a fim de que cada grupo da região consiga um financiamento para comprar um imóvel como sede. “Atualmente o espaço em que realizamos nossas apresentações e ensaios é alugado. Vamos encaminhar essa ação ao governo local na tentativa de reverter essa situação”, diz Leandro.

No meio de performances e trabalhos sociais eles se dividem, também, em um wokrshop musical no qual grandes nomes da música são convidados para compartilhar a experiência profissional. Entre eles Cristina Braga, primeira harpista da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Carlos Prazeres, um dos mais requisitados maestros brasileiros.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia