Por felipe.carvalho

Moradores da Baixada contam com um centro de imagem de média complexidade especializado em exames de eletrocardiograma, ultrassonografia, eletroencefalograma, ecocardiograma com doppler e o teste ergométrico. O serviço é oferecido gratuitamente desde a última segunda-feira no Centro de Hipertensão e Diabetes (Cethid), em Queimados.

Com capacidade para 300 exames por dia, ele atende a 11 municípios: Queimados, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Caxias, Itaguaí, Magé, Belford Roxo, Seropédica e Nilópolis.

Grávida de quatro meses, Janaína conseguiu ver o bebê no exameLuiz Ambrósio/Divulgação

De acordo com a secretária municipal de saúde de Queimados, Fátima Cristina, para fazer os exames, os pacientes têm que levar encaminhamento médico para a central de marcação da prefeitura, no próprio Cethid. “Dependendo da complexidade do problema, os resultados são entregues em no máximo 15 dias, mas em casos mais simples, estamos entregando no mesmo dia”, informou a secretária de Saúde.

Para Janaína Gomes da Cruz, de 35 anos, que está no quarto mês de gravidez, o atendimento tem sido importante para acompanhar o desenvolvimento do pequeno Luiz Eduardo. “Já vinha no Cethid para fazer os exames de pré-natal e esta semana já fiz a ultrassonografia e consegui ver os pezinhos dele”, contou a futura mamãe.

Você pode gostar