Se começamos a prosa citando passagem bíblica, podemos chamar de ‘Jesus’ o ex-empresário de importações Fernando Perri, que após um negócio desfeito em 1984 se viu com 22 toneladas de camarão congelado nas mãos. A ideia não poderia ter dado mais certo: comprou um restaurante em Moema, em São Paulo, e durante a reforma exibiu no imóvel a faixa: ‘Em breve, o melhor camarão do Brasil, a preço justo’.

A primeira loja da Vivenda do Camarão já abriu com fila, um aperitivo para uma das mais bem-sucedidas franquias brasileiras de gastronomia. Hoje, há mais de 160 unidades no Brasil, cinco em Miami e uma no Paraguai. Na Baixada, está em Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. No cardápio, que muda a cada semestre, há clássicos ‘imexíveis’ como o estrogonofe de camarão, com arroz e batata palha (o mais vendido), e o tailandês, com creme de leite, leite de coco, curry, champignon, gengibre e pimenta.
Os camarões são cultivados no Nordeste — onde estão 95% da produção nacional —, cozidos e congelados com choque térmico que mantém as características do crustáceo fresco. E viva ele.
Caxias Shopping.Rodovia Washington Luiz 2.895, loja 303, Duque de Caxias. Segunda a sábado, das 10h às 23h; domingo, das 12h às 22h. Cc: Todos.