Por marcelle.abreu
Gracinete Telles apresenta vários doces produzidos na Padaria FlorAlexandre Vieira / Agência O Dia

São cerca de 1.400 clientes por dia que passam pela Padaria Flor (Rua Anhanguera, 70, Comendador Soares, bairro Santa Eugênia, Nova Iguaçu), que há 20 anos é frequentada pelos moradores da região. A força da tradição no bairro faz com que a proprietária, Gracinete Telles, de 55 anos, conheça cada cliente pelo nome, e ambos se cumprimentam entre uma venda e outra de pães. “Tem cliente de 20 anos aqui que eu vi na barriga”, comenta.

Os produtos são variados e recheados de opções entre doces e salgados. “Ter uma padaria sempre foi o meu sonho. Quando eu era pequena, que acompanhava a minha avó indo ao único padeiro da rua, eu achava que dono de padaria era rico”, disse Gracinete, rindo. “Mas hoje eu vejo que ter uma boa clientela é fruto de muito trabalho. A minha vida é isso aqui”, completou.

Sua atuação dedicada no ramo já lhe rendeu prêmios de empreendedorismo, como a etapa Rio do Sebrae Mulher de Negócios 2007. “Já sofri muita descriminação no começo do negócio. As pessoas olhavam e perguntavam como eu ia abrir uma padaria sem saber de nada. Mas leio muito, leio tudo sobre panificação”, comentou.

A padaria fica aberta de 6h da manhã às 22h e tem um funcionamento intenso: só fecha uma vez a cada 365 dias, no dia primeiro de cada ano. “O tempo passa, mas parece que a gente começou ontem”, disse Gracinete, garantindo que para ter um empreendimento de sucesso é importante estar antenada com as demandas do mercado e as novidades, com disposição.



Você pode gostar