Por nara.boechat
Rio - Os alunos do 1º ano do curso de Teatro da Academia da Vida de Volta Redonda visitaram o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, localizado na cidade de Taubaté (SP). De acordo com a coordenadora da Academia da Vida, Andiara Dias de Carvalho, o passeio acontece todos os anos, no mês de junho.

“Visitamos o museu e depois seguimos para Aparecida (SP), onde realizamos um almoço de confraternização”, contou Andiara, explicando que cada aluno leva um prato para ser servido no almoço.

Alunos se encantaram pelo local que inspirou diversos personagens históricos da literatura infanto-juvenilDivulgação

“Eles saem de Volta Redonda às 6h, fazem um lanche no ônibus, visitam o museu, almoçam em Aparecida (SP), retornando para a cidade no final da tarde”. O Sítio do Pica-Pau Amarelo é um marco na literatura infantil brasileira, cenário para as inúmeras histórias dos personagens Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta e Tia Anastácia. Mas, mais do que fantasia, o local foi berço do escritor Monteiro Lobato, que nasceu em Taubaté e passou sua infância brincando no casarão e entre as árvores centenárias, o que inspirou a sua imaginação para criar os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

O sítio de 20 mil m² possui um parque, um coreto e um casarão colonial que atualmente abriga o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato. A paisagem é formada por árvores frutíferas, cafezais, pastos e cocheira. O local ainda possui exposições permanentes sobre a vida e a obra de Lobato, mostras de artistas plásticos regionais, e apresentações constantes dos personagens do Sítio. Visitas individuais e familiares não precisam ser agendadas.