Por julia.amin

Rio - O Rio de Janeiro recebeu mais de três milhões de peregrinos que participaram da Jornada Mundial da Juventude de 23 a 28 de julho. Grande parte desses visitantes, porém, já conheciam cidades do interior fluminense por terem participado da Semana Missionária, realizada antes da JMJ em diversos municípios fluminenses. Mas a surpresa mesmo foi que, após a jornada, as cidades continuaram a receber peregrinos até o início de agosto.

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro mostra a passagem desse turista em todo o estado. Para o secretário da pasta, Ronald Ázaro, o resultado não poderia ter sido melhor: “Conhecendo o potencial turístico dos municípios do interior fluminense, a secretaria fez um amplo trabalho de divulgação desses destinos, que atraem não só pelas belezas naturais, como históricas e culturais”, afirmou o secretário.

Dezenas de jovens da Alemanha participam de eventos da Pós Jornada da Juventude em Arraial do Cabo Divulgação/ Mauricio Rocha


A Região Serrana foi tomada por milhares de peregrinos dos mais diferentes estados e países. Teresópolis acolheu jovens católicos venezuelanos da Pastoral Juvenil Chiquinquiñera, da cidade de Maracaíbo. Petrópolis, por sua vez, recebeu cerca de sete mil peregrinos na Semana Missionária.
“Consideramos que o atendimento de qualidade era fundamental para que esses jovens pudessem levar uma boa imagem da cidade e quisessem retornar com familiares e amigos, criando uma futura demanda turística”, comentou a diretora de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo, Evany Noel.

O evento que encerrou a Semana Missionária, em Petrópolis, foi realizado em Itaipava e reuniu cerca de 40 mil pessoas em shows de música, dança e teatro, além de missa. Já em Nova Friburgo, os peregrinos participaram, entre outras atividades, do “Show da Fraternidade” no Country Clube. Estiveram no município peregrinos da Suíça, Peru, Argentina, México, Ruanda, França, Espanha, Filipinas, Estados Unidos, Canadá, Nigéria, Itália e Inglaterra que participaram da festa da juventude com as bandeiras de seus respectivos países.

Você pode gostar