'Desafio é crescer ordenadamente', diz prefeito de São João da Barra

Crescimento desordenado é a maior preocupação de José

Por helio.almeida

Rio - O prefeito José Amaro de Souza, o Neco administra a cidade de São João da Barra que vem recebendo um dos maiores empreendimentos do país, o Porto do Açu. Ele fala dos desafios de administrar a cidade que possui aproximadamente 30 mil moradores, mas que tem grandes perspectivas de crescimento nos próximos anos. No verão as praias e lagoas da cidade ficam lotadas de turistas que prestigiam a cidade que oferece shows e eventos diversos. Estima-se que quase 200 mil pessoas passam por São João da Barra na estação mais quente do ano. O crescimento desordenado é a maior preocupação do chefe do executivo local.

Qual o maior desfio de administrar São João da Barra?

Nosso maior desafio é fazer o município crescer ordenadamente. Vamos implantar um plano diretor com controle de construções e fazer a cidade crescer com organização e qualidade de vida para a população. Não vamos permitir a construção de loteamentos irregulares. Temos um projeto do Jairo Lerner para fazer este plano diretor que visa uma cidade organizada, não podemos permitir o crescimento populacional, sem desenvolvimento e infra estrutura.

A saúde também é um desafio?

Um dos maiores desafios é a saúde. Gastamos muitos recursos mensais, não temos hospital municipal, gastamos muito com convênios, por não termos gestão plena. O hospital da cidade é a Santa Casa que é filantrópica. Mas nosso Pronto Socorro municipal recebe uma demanda cada vez maior. É como se fosse um mini hospital. Este é um problema que precisamos resolver, principalmente com o aumento da população flutuante, por conta da construção do Porto do Açu e do período de verão que atrai muitas pessoas.

Prefeito, nos transportes quais são os investimentos?

A população de São João da Barra só tinha linhas intermunicipais com preços altíssimos, e, agora já temos ônibus municipais, diminuímos o preço da passagem. Temos linhas de ônibus em todas as localidades e as passagens custam 0,90 centavos. É uma decisão importante para os moradores.

A cidade de São João da Barra é segura?

Precisamos aumentar a segurança da população, embora a cidade seja calma, vamos implantar uma central de monitoramento com câmeras. Estamos pensando no futuro e no crescimento da cidade. Esta semana o secretário estadual de segurança, José Mariano Beltrame esteve em São João ouvindo nossas reivindicações na área, como a instalação de uma companhia Independente da Policia Militar. Pretendemos que a cidade continue tranquila e vamos incentivar a atuação conjunta da Guarda Municipal e da Policia Militar e evitar problemas futuros.

Os investimentos em educação, são muitos?

Temos hoje 40 unidades educacionais, incluindo creches e investimos cada vez mais em educação. São 7 mil alunos da rede municipal de educação. Temos uma visão de futuro e estamos investindo muito também em cursos profissionalizantes para capacitar a população.

Os universitários também contam apoio da administração municipal?

Temos o cartão universitário para quase mil universitários. os alunos com as melhores notas também recebe subsídio para os estudos. no caso de alunos dos cursos de odontologia e medicina arcamos com 100%. Desejamos que o estudante se forme e retorne a cidade para trabalhar. Nestes tempos de dificuldade de contratação de profissionais qualificados temos que auxiliar nesta missão e evitar que os moradores procurem outras cidades para desempenhar suas funções. Estamos na expectativa de inaugurar um Centro de Vocação Tecnológica (CVT), em parceria com o governo do estado, até o final deste ano.

A mão de obra para os investimentos em curso é local?

Estamos entre os municípios que mais gerou empregos nos últimos anos. A maioria está na construção civil, mas temos investido bastante para que a população local tenha boas oportunidades em sua própria cidade. Isso significa mais qualidade de vida para o povo.

Como é a relação com o governo do estado?

Embora a cidade tenha recursos dos royalties do petróleo, também temos o governo estadual como grande parceiro para a realização dos projetos e programas. Principalmente na área da educação e agora, com as questõe de segurança. O governador Sérgio Cabral e o vice-governador, Pezão, são adminstradores que conhecem a realidade dos municípios e estão sempre prontos para atender nossas necessidades.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia