Por nara.boechat
Rio - Se a Olimpíada do Rio fosse hoje, a lutadora Íris Tang Sing, radicada em Itaboraí, seria uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil no taekwondo. Aos 23 anos, a moradora de Porto das Caixas é a 14ª melhor do mundo em sua categoria – 46kg - e a brasileira mais bem colocada no ranking olímpico, atualmente na 28ª posição. Em 2013, a conquista da medalha de ouro no I Argentina Open, em Buenos Aires, a habilitou a disputar, em dezembro, o Grand Prix de Manchester, na Inglaterra, a mais importante competição internacional de taekwondo do ano, que reuniu apenas as 32 melhores lutadoras do planeta. Logo após a competição, Íris rumou para a disputa do Paris Open, no qual foi a única brasileira a conquistar medalha, ficando com a prata. Agora a atleta se prepara para disputar, em fevereiro, a seletiva para a Seleção Brasileira e o torneio US Open, em Las Vegas (EUA).
A atleta Íris Tang Sing auxilia os alunos durante as aulas de taekwondo sempre que está na cidade se preparando para alguma competiçãoSandro Giron

Praticando taekwondo desde os 13 anos de idade e com vários títulos internacionais, Íris conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí, que contratou seu treinador, Diego Guimarães, e mais dois outros professores de sua equipe para dar aulas a crianças da rede municipal de ensino. As atividades complementam o horário escolar dos estudantes, e ocorrem, ao longo do ano letivo, na academia Diego Taekwondo Team, em Porto das Caixas. Sempre que está em Itaboraí, Íris também auxilia nas aulas, de maneira informal.

“É muito gratificante ver o trabalho do Diego ajudar na educação dessas crianças, mostrando um bom caminho a seguir, que é o do esporte, bem longe das drogas. Sempre que posso, procuro participar das aulas”, diz Íris.
Publicidade
Mais de 80 crianças da rede pública de Itaboraí são treinadas por Diego e sua equipe. Meninos e meninas a partir dos seis anos de idade, de duas escolas municipais - Enérito Costa e Professor Símaco Ramos de Almeida – frequentaram as aulas com assiduidade em 2013, e preparam-se para dar continuidade ao trabalho em 2014. Além da aprender as técnicas do taekwondo, a garotada também é orientada sobre disciplina e prática de boas ações no dia a dia.