Itaboraí apoia atleta destaque do taekwondo nacional
Íris Tang Sing é a 14ª do ranking mundial e esperança olímpica do Brasil
Por nara.boechat
Rio - Se a Olimpíada do Rio fosse hoje, a lutadora Íris Tang Sing, radicada em Itaboraí, seria uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil no taekwondo. Aos 23 anos, a moradora de Porto das Caixas é a 14ª melhor do mundo em sua categoria – 46kg - e a brasileira mais bem colocada no ranking olímpico, atualmente na 28ª posição. Em 2013, a conquista da medalha de ouro no I Argentina Open, em Buenos Aires, a habilitou a disputar, em dezembro, o Grand Prix de Manchester, na Inglaterra, a mais importante competição internacional de taekwondo do ano, que reuniu apenas as 32 melhores lutadoras do planeta. Logo após a competição, Íris rumou para a disputa do Paris Open, no qual foi a única brasileira a conquistar medalha, ficando com a prata. Agora a atleta se prepara para disputar, em fevereiro, a seletiva para a Seleção Brasileira e o torneio US Open, em Las Vegas (EUA).
Praticando taekwondo desde os 13 anos de idade e com vários títulos internacionais, Íris conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí, que contratou seu treinador, Diego Guimarães, e mais dois outros professores de sua equipe para dar aulas a crianças da rede municipal de ensino. As atividades complementam o horário escolar dos estudantes, e ocorrem, ao longo do ano letivo, na academia Diego Taekwondo Team, em Porto das Caixas. Sempre que está em Itaboraí, Íris também auxilia nas aulas, de maneira informal.
“É muito gratificante ver o trabalho do Diego ajudar na educação dessas crianças, mostrando um bom caminho a seguir, que é o do esporte, bem longe das drogas. Sempre que posso, procuro participar das aulas”, diz Íris.
Publicidade
Mais de 80 crianças da rede pública de Itaboraí são treinadas por Diego e sua equipe. Meninos e meninas a partir dos seis anos de idade, de duas escolas municipais - Enérito Costa e Professor Símaco Ramos de Almeida – frequentaram as aulas com assiduidade em 2013, e preparam-se para dar continuidade ao trabalho em 2014. Além da aprender as técnicas do taekwondo, a garotada também é orientada sobre disciplina e prática de boas ações no dia a dia.