Por thiago.antunes

Rio - Se depender de programação, nem a frente fria que permanece sobre o Rio pode atrapalhar os planos de quem pretende viajar pelo estado neste feriadão. Mesmo se não der praia ou o tempo não favorecer atividades ao ar livre, é possível aproveitar programas varidos em cidades turísticas do litoral fluminense. De missas, procissões e encenações da Paixão de Cristo até festivais gastronômicos e uma extensa programação cultural, a Semana Santa no interior do Rio é uma festa.

Para os amantes da boa gastronomia, não faltam opções em todas as regiões. Na Serra, tem a Festa do Chocolate, em Petrópolis. No Sul, Festival Café Cachaça e Chorinho, em Vassouras, Valença, Barra do Piraí e outras cidades. Na Região dos Lagos, o já tradicional Festival da Lula de Arraial do Cabo.

Arraial espera 60 mil turistas e ocupação hoteleira de 100%. A tradicional encenação da Paixão de Cristo conta com estrutura maior que a do ano passado, com seis palcos, 70 atores, efeitos especiais e surpresas para emocionar o público. A peça está marcada para as 20h de quinta, em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos.

O centro histórico de Paraty recebe à meia-noite de hoje fieis e turistas para assistir à procissão do fogaréuDivulgação

Em Paraty, a programação religiosa também é intensa. Seguindo a tradição pascal, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e a Igreja da Matriz concentram missas, bençãos e procissões até Domingo de Páscoa. À meia- noite de hoje, a Procissão do Fogaréu, encenando a perseguição e prisão de Cristo pelos soldados romanos, ganha as ruas do centro histórico.

Nesta sexta-feira, às 21h30, acontece a encenação ‘Um Homem Chamado Jesus’, na Praia do Pontal. “Por causa do feriado prolongado, nossa expectativa é de 90% de ocupação nas pousadas e hotéis”, prevê a diretora da Secretaria de Turismo de Paraty, Paula Soares.

Em Macaé, a encenação da Paixão de Cristo acontece sexta e sábado, às 20h30. A superprodução conta com as globais Totia Meireles, como a mãe de Jesus Cristo, e Carla Marins, interpretando Maria Madalena. O palco, em formato de concha, no Parque da Cidade, trará 40 atores.

As fazendas do café são um passeio no tempo para os visitantesBanco de imagens

Café, cachaça e chorinho no Sul, lula em Arraial

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas em nove cidades históricas do Vale do Café, no Sul Fluminense, neste fim de semana e no próximo, durante o VII Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho, que reúne música, gastronomia e história da região. Realizado pelos empresários do Vale do Café, em parceria com o Sebrae/RJ, o evento conta com a participação de 600 estabelecimentos em nove cidades: Barra do Piraí, Barra Mansa, Mendes, Paulo de Frontin, Vassouras, Valença, Piraí, Paty de Alferes e Miguel Pereira.

Para os amantes de frutos do mar, em Arraial do Cabo, a opção é o 16º Festival da Lula. Por apenas R$ 15, o turista poderá desfrutar de um dos 15 pratos à base do molusco. São 38 barracas concentradas na Orla Flávia Alessandra, na Praia Grande, até segunda-feira. “Tem muita variedade de prato e show todos os dias”, comenta o presidente da Associação de Pescadores de Arraial, Joaquim Carvalho.

Em Petrópolis, o comércio estará aberto no feriadão. Amanhã, estarão funcionando lojas que vendem ovos de páscoa, além de hipermercados, supermercados, mercados, minimercados, farmácias e outros serviços essenciais. Já nos dias 21 e 23, as lojas do centro histórico e dos polos de moda da Rua Teresa e do Bingen também abrirão. Em todos os dias, as lojas de Itaipava abrem normalmente.

A alta procura por peixe nesta época do ano também aquece o mercado na Cidade Imperial. A Feira do Pescado, que acontece na cidade há 40 anos, vai até amanhã, na Rua Souza Franco, com 22 barracas de produtos frescos. Em Maricá, o Caminhão do Peixe (um frigorífico-móvel da prefeitura) oferece o quilo do pescado pela metade do preço. Na sexta, o projeto estará no Centro (Praça Conselheiro Macedo Soares), das 8h às 13h. Em Campos, acontece pelo sexto ano, até amanhã, a 'Feira do Peixe', das 7h às 13h, no Centro.

Agenda

Expo Arraial

Até o dia 27, a Expo Arraial do Cabo 2014 reúne artesanato, culinária, moda e decoração em estrutura montada ao lado da Secretaria de Assistência Social, na Praia dos Anjos, sempre a partir das 16h.

Ecoart Fashion Show

No domingo acontece em Cabo Frio o Ecoart Fashion Show, a partir das 21h, na Praça Verde do Guta, na Praia do Forte, com foco na arte dos recicláveis e inclusão social.

Festa do Chocolate

A Festa do Chocolate será aberta hoje e vai até dia 23 no Palácio de Cristal, no Centro de Petrópolis. Um cenário temático inclui a casa do coelho, fábrica de chocolate e 14 barraquinhas com chocolates artesanais produzidos na região, além de outras guloseimas e artesanato.

Museu Imperial

Os turistas que visitarem Petrópolis no feriadão poderão assistir uma sessão extra do espetáculo Som e Luz no Museu Imperial nos jardins do palácio, neste domingo de Páscoa, às 20h. A antiga casa de veraneio do imperador D. Pedro II estará aberta à visitação das 11h às 18h, enquanto nos jardins os horários vão das 8h às 18h.

Cerâmica em foco

Para os ligados em arte, o 8º Encontro de Ceramistas em Paraty é uma boa pedida. Realizado na Casa de Cultura e na Igreja de Santa Rita, o encontro tem modelagem ao vivo, palestras e feira de objetos em cerâmica entre as atividades.

Mostra do Rei

Fãs do cantor Roberto Carlos podem visitar uma exposição de capas de discos do artista no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Resende, na Casa da Cultura, na Rua Luís da Rocha Miranda, nº 117, no Centro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 30 de abril. A entrada é de graça. Informações:(24) 3354-7530.

Exposição de aves

A fotógrafa e observadora de pássaros Ana Gadini está com a exposição Mix no restaurante Empório do Dengo, em Nova Friburgo ((Estrada Mury-Lumiar, Km 9). Traz pássaros, insetos, paisagens e flores clicados na cidade.

Você pode gostar