Rio - Botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou ‘orquidoido’, como prefere) e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental, o cantor Lenine é atração desta quinta e sexta na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, Itaboraí, Niterói e São Gonçalo. A visita, que inclui show gratuito amanhã no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo, faz parte de uma turnê por 12 projetos socioambientais pelo Brasil, para encontros com as comunidades, gestores, técnicos e, claro, para fazer o que ele mais gosta: música.
“A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa. Gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto”, explica o cantor.
Durante a visita, a comitiva com o cantor e ambientalista vai conhecer o Projeto Caranguejo Uçá, onde o grupo Guardiões do Mar já reflorestou oito hectares de manguezal. Lenine seguirá para Itaboraí, onde visitará o laboratório do Projeto Cata Sonhos, onde sete cooperativas de municípios da Região Metropolitana e Baixada Fluminense receberão caminhonetes para o Projeto Catasonhos II, uma rede de comercialização de reciclagem.
No mesmo local , será lançado um álbum interativo que ensina crianças a trabalhar com o meio ambiente e uma ‘moeda verde’, para que troquem resíduos pelas figurinhas. Fechando o dia, o cantor visitará o Projeto Diferentes Talentos, em Niterói. O projeto ‘Encontros Socioambientais com Lenine - Música e Sustentabilidade numa só nota’ é patrocinado pela Petrobras.