Por vinicius.amparo

Rio - Nesta quinta-feira (24), o município de Barra Mansa, no Médio Paraíba, recebe a Unidade Móvel de mamografia da Secretaria de Estado de Saúde. O serviço fica na cidade entre os dias 25 de julho e 06 de agosto, com atendimento de 2ª a 6ª feira de 8h, às 18h aos sábados e feriados das 8h às 15h. A unidade  ficará na Rua Luiz Ponce, nº 263 (pátio da prefeitura), no Centro. Pacientes de nove municípios futuramente também serão beneficiados, são eles: Itatiaia, Resende, Quatis, Porto Real, Rio Claro, Piraí, Pinheiral, Barra do Piraí e Volta Redonda.

Com atendimento exclusivo à saúde da mulher desde o início de seu funcionamento, em janeiro desse ano, o Mamógrafo Móvel já atendeu mais de 5 mil pacientes, realizando mais de 8 mil exames. Todo o atendimento é previamente agendado pela Secretaria de Saúde de cada município, que também fica responsável pelo repasse de informações preparatórias para a realização dos exames, assim como pela entrega dos resultados, que acontece em até 15 dias.

O aparelho disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também realiza biópsias mamárias caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil.

Agendamento prévio  

As Secretarias Municipais de Saúde recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço do Governo do Estado e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

Você pode gostar