Por vinicius.amparo

Rio - Empresas localizadas no interior do Estado do Rio, como a GE Celma, em Petrópolis, a MAN Latin América, em Resende, e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, estão entre as nove empresas que receberam na terça-feira (22), na Firjan, o Prêmio Rio Export, que destaca o desempenho das indústrias do Rio de Janeiro em suas relações com o mercado externo. O prêmio avaliou os resultados de 2013 a partir de dados oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

No destaque “Hors Concours” das exportações do Estado do Rio, a Petrobras foi a premiada. A empresa é líder nos mercados brasileiros de distribuição de derivados de Petróleo e de Gás natural. Em 2013, suas vendas ao exterior representaram mais de 41% de todo o volume exportado pelo estado do Rio.

A CSN foi premiada na categoria “Incremento de Exportação”. Destaque em siderurgia, mineração, logística, cimento e energia, a empresa domina toda a cadeia produtiva do aço. No destaque “Maior Exportador para o Mercosul”, a vencedora foi a PSA Peugeot Citroën, que em 2013 atingiu um volume de exportações superior a US$ 750 milhões.

O destaque “Diversificação de Produtos de Exportação” foi para a empresa Osklen, que em 2013 produziu e exportou 180 itens distintos. Na categoria “Exportação da Indústria da Transformação”, a premiada foi a Thyssenkrupp CSA, que no ano passado foi a segunda maior exportadora do estado do Rio, sendo responsável por 8% dos resultados, e se destaca como a maior exportadora da indústria da transformação.

Na categoria “Exportação de Produtos com Alto Conteúdo Tecnológico”, a premiada foi a GE Celma. Localizada em Petrópolis, em seus mais de 60 anos a empresa já revisou mais de 8.500 turbinas para dezenas de companhias aéreas em todo o mundo. Em “Diversificação de Mercados de Exportação”, a vencedora foi a H.Stern, a maior joalheria do Brasil e da América Latina, que tem seus produtos presentes em 124 países.

O destaque “Emissão de Certificados de Origem” foi para a MAN Latin América, maior montadora de caminhões e a segunda maior de ônibus da América do Sul. Em 2013, comercializou 7.886 veículos para o mercado externo. A empresa Vale foi premiada na categoria “Centro Internacional de Negócios”. Ela está entre as três maiores mineradoras do mundo e tem capitalização de mercado de aproximadamente U$ 70 bilhões.

Na abertura da premiação, o vice-presidente do Sistema Firjan, Carlos Mariani Bittencourt, destacou que o “Rio Export tem o objetivo de valorizar e estimular o desempenho das indústrias fluminenses em busca da consolidação da cultura exportadora”. Na ocasião, também foi realizado o seminário “Mercosul: Cenário Atual e Futuro do Bloco”, que debateu o momento de crise do bloco e as incertezas geradas na indústria.

Você pode gostar