Rio - A cidade de Barra Mansa, no Sul Fluminense, finalmente vai desatar o nó de um imbróglio que já dura sete anos: a criação de um acesso de 600 metros que liga a Via Dutra à Zona Especial de Negócios (ZEN) do município. Com 114 mil metros quadrados, o terreno já foi praticamente todo pavimentado e recebeu iluminação, mas a falta do acesso dificulta a instalação de empresas na ZEN, impedindo a geração de empregos. Nesta terça-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Antônio Cezar e Silva, anunciou ao DIA que a prefeitura vai lançar um edital de licitação dentro de 30 dias para retomar a obra.
“Em 2007, foram feitas as desapropriações, além de obras de asfalto, drenagem, terraplangem e redes de esgoto e água. Um acesso provisório foi construído, mas a concessionária que administra a Nova Dutra não aprovou. Por isso, as obras ficaram paradas por todo esse tempo”, destacou. O secretário disse ainda que o novo projeto já foi aprovado e publicado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“O governo passado gastou R$ 4 milhões com essas obras, mas tivemos que refazer o projeto. Acredito que este acesso custará algo em torno de R$ 2 milhões. Vai valer a pena. Com tudo pronto, haverá uma maior oferta de empregos e geração de renda na cidade”, afirmou. A área foi planejada para abrigar 23 empresas, boa parte delas já instaladas na cidade, que vão ter um local adequado para a manutenção e expansão dos negócios.
“Queremos dar mais segurança às empresas localizadas à margem dos rios Barra Mansa e Paraíba do Sul, que sofrem com as enchentes. Assim, elas vão poder investir em maquinários e modernizar seus equipamentos. Não haverá aquele medo com alagamentos que hoje em dia é constante”, completou o secretário. Antônio Cezar ressaltou que novas empresas também devem se instalar na ZEN.
O prefeito Jonas Marins (PCdoB) destacou a importância da ZEN para os trabalhadores de Barra Mansa. “A economia da cidade tende a crescer com a chegada das empresas. Além disso, cerca de mil empregos serão gerados por esses empreendimetnos juntos”. O prefeito disse também que depois de se fixarem, as empresas terão que fazer a recuperação ambiental das áreas onde serão instaladas. A área fica no Km 261, sentido Rio de Janeiro, às margens da Rodovia Presidente Dutra, próximo ao bairro São Sebastião.

Nova ZEN já está a caminho
Enquanto tenta agilizar o processo em torno da ZEN, paralisado desde 2007, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa disse que outra Zona Especial de Negócios está sendo criada. “Semana passada estive em São Paulo para uma reunião com algumas pessoas, com a ideia de atrair empresas das mais diversas atividades para essa outra área. Serão 600 mil metros quadrados, à beira da Via Dutra. O espaço é muito bom e muita gente vai vir para cá”, antecipou.
De acordo com o secretário, a área, que pertencia à antiga metalúrgica Edimetal, está quase pronta. “Só falta retirar a ponte rolante. Estamos fazendo um plano diretor. Este espaço já tem toda a infraestrutura necessária. O principal atrativo é que há um terminal ferroviário lá dentro. Vamos sentar com o governo do estado, para conseguirmos também dar incentivos fiscais, como isenção de ICMS”, explicou.
O prefeito Jonas Marins também elogiou a escolha do terreno: “É uma das melhores áreas para implantação de empresas ao longo da Dutra. Tenho certeza de que, com esses empreendimentos, Barra Mansa dará um salto para alavancar seu desenvolvimento econômico”.