Rio - Principal cartão postal de Barra Mansa, a Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, conhecida como Ponte dos Arcos, está em obras. O trânsito será parcialmente interditado para veículos e pedestres nesta quarta-feira (8), quinta (9) e domingo (12) e somente para pedestres nos dias sexta-feira (10) e sábado (11).
A ponte que liga o bairro Ano Bom ao Centro, cartão postal da cidade, faz parte do patrimônio histórico de Barra Mansa. Aos 56 anos de existência, a estrutura começou a ser revitalizada em julho.
De acordo com o responsável da Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp), Giovani Moreira, a revitalização da iluminação já foi realizada, com troca por lâmpadas de valor metálico, que dão mais claridade a grandes áreas. Ele destacou que será feita a pintura total do local, que continuará com as mesmas características.

Ainda de acordo com o superintendente, a reforma está sendo feita com recursos próprios e por funcionários da própria autarquia. “Os transtornos a população serão os menores possíveis, o fluxo aumentará de um dos lados, enquanto o outro lado estiver interditado. Mas a obra será rápida e vai valer a pena, pois irá ficar bonito”, disse.
Construída no século 20, a Ponte dos Arcos foi inaugurada no dia primeiro de maio de 1958, na gestão de Leonísio Sócrates. Anteriormente denominada Ponte Engenheiro Salo Brand, em 1968 ganhou o nome que é utilizado até hoje. Em 1982 seu vão central cedeu e teve que ser reconstruído, sendo entregue pronta dois anos depois.
Interdições
Nos dias 8 e 9, a interdição ocorrerá das 22h às 06h, no sentido Ano Bom x Centro, para pedestres e veículos. Já nos dias 10 e 11 de outubro a interdição será das 7h às 17h, também no sentido Ano Bom x Centro, somente para pedestres. E, no dia 12, das 7 às 17h, para pedestres e veículos. A interdição ocorrerá por medida de segurança, em função do serviço de pintura que está sendo executado no local.
O trânsito de veículos no sentido Ano Bom x Centro será transferido para a Ponte Nilo Peçanha. A prefeitura pede a compreensão da população em relação aos transtornos decorrentes do serviço. A Guarda Municipal estará no local auxiliando o trânsito.
Moreira declarou ainda que após a reforma da ponte, será realizado todo o asfaltamento da Avenida Presidente Kennedy, e também a revitalização das calçadas, que será padrão como as do Centro da cidade. A reforma pegará desde a divisa com Volta Redonda até a boca da ponte, e do outro lado até a Rua da Figueira, que já foi aprovada, e está em fase de licitação. E está sendo avaliada também a reforma da Beira Rio e Estamparia.