Rio - Para combater a dengue no município, a Prefeitura de Itaguaí está disponibilizando o canal de comunicação Disque-Dengue no número 2687-2820. O objetivo é viabilizar o atendimento de forma mais rápida, visando prevenir e combater a dengue na cidade. Com uma ligação, a população pode solicitar a visita dos agentes da vigilância epidemiológica e denunciar locais com focos do mosquito transmissor. O serviço também conta com especialistas para sanar possíveis dúvidas e dar informações sobre o combate e prevenção da doença.
Os agentes da vigilância vão percorrer os 35 bairros do município. O trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti consiste em visitar as residências para a verificação de caixas d’água, ralos, vasinhos de plantas, pneus velhos e outros locais onde pode haver acúmulo de água parada. O trabalho dos agentes começa a ser realizado a partir das 17h, com o carro do fumacê.
Todos os munícipes podem e devem denunciar focos de dengue e solicitar a visita dos agentes pelo Disque-Dengue Itaguaí através do número 2687-2820, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.
O único modo de evitar a dengue é a eliminação do mosquito transmissor e a melhor forma de prevenir a doença é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.