Por vinicius.amparo

Rio - Os patrimônios materiais e imateriais das cidades do interior fluminense serão valorizados em um projeto que começou a ser implantado este mês. A parceria entre a Secretaria de Turismo e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) prevê a instalação de placas nas rodovias estaduais e nos acessos aos municípios, com o objetivo de atrair visitantes e mostrar a riqueza cultural das regiões. Ao todo, o programa Sinalização de Valorização Turística inclui a colocação de 920 placas turísticas.

Carmo, na Região Serrana, foi a primeira cidade a receber as informações turísticas, que privilegiam o roteiro Caminhos da Serra. Em Piraí, no Sul Fluminense, cinco placas fazem referência aos atrativos da cidade, que reúne opções de gastronomia e lazer.

"Cada município está elegendo os ícones que serão valorizados. O objetivo do programa é destacar o melhor das cidades, além de enfatizar o potencial turístico. Isso terá efeito direto na comunidade, resgatando a autoestima da população local",  afirmou o secretário de Turismo, Cláudio Magnavita.

O projeto contemplará, ainda nesta primeira fase, os municípios de Bom Jardim; Rio Claro; Quatis; Resende; Rio das Flores; Cachoeiras de Macacu; Cantagalo; Nova Friburgo; Macuco; Petrópolis; São Sebastião do Alto; Miguel Pereira; Arraial do Cabo; Armação dos Búzios; Cabo Frio; Rio das Ostras; Magé; Teresópolis; Angra dos Reis; Paraty; Mangaratiba; Trajano de Moraes; Paty de Alferes; Cantagalo; Engenheiro Paulo de Frontin; Vassouras; Valença; e Itatiaia.

Segundo a Secretaria de Turismo, o programa prevê a instalação de dez placas para cada cidade, totalizando, até o fim do ano, 300. A partir do ano que vem, o Ministério do Turismo pretende tornar o programa nacional. O projeto será apresentado durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo, no dia 11 de novembro, em Brasília.

Você pode gostar