Por eduardo.oliveira
Rio - Começa nesta sexta-feira (28) e vai até o próximo domingo (30) o 1º Festival do Abacaxi de São João da Barra. O evento acontece em Sabonete, 5º distrito do município e a abertura do evento está marcada para as 19h, na subprefeitura de Sabonete. Após a solenidade, haverá o festival gastronômico “Delícias do Abacaxi”. Com o tema, “Nossa origem, nossa riqueza”, o festival busca a divulgação, o fortalecimento da cultura da fruta no município e a valorização da agricultura de um modo geral.
A programação ainda conta com shows regionais, concursos com premiação, ciclo de palestras, visitação e avaliação das lavouras e novidades em relação ao cultivo do abacaxi com demonstração da atualização das máquinas. A realização é da prefeitura de São João da Barra, por meio da secretaria municipal de Agricultura, juntamente com os produtores rurais do município e Colégio Estadual João Coelho da Silva. Sebrae, Caixa Econômica Federal e secretaria de Estado de Agricultura, através da Emater e do Programa Frutificar também são parceiros do evento.
Publicidade
Segundo o prefeito José Amaro de Souza Neco, toda população terá a chance de conhecer um pouco mais sobre a cultura do abacaxi no município.
“O município se coloca hoje em posição privilegiada no cultivo do abacaxi, sendo o segundo maior produtor do estado do Rio de Janeiro. Este Festival é uma oportunidade para que todos conheçam a força desta cultura em nosso município”, afirmou.